Médicos peritos se reúnem com prefeito após informação de possível fechamento da agência do INSS em São Roque. INSS nega fechamento
Médicos peritos de São Roque tem encontro agendado no final da manhã desta terça-feira (12) com o prefeito de São Roque, Claudio Góes, e alguns vereadores para discutir a informação de possível fechamento da agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na cidade.
A informação ganhou repercussão na sessão desta segunda-feira (11) da Câmara Municipal de São Roque quando o assunto foi comentado de forma aberta pela primeira vez.
O vereador Júlio Mariano disse que “as mudanças começarão pelos peritos que passarão a atender em Sorocaba”. Depois as mudanças atingirão os outros funcionários.
A presidente da OAB São Roque, Adriana Guzzon, também deverá participar do encontro.
A assessoria de imprensa do INSS inicialmente informou ao blog que não haverá o fechamento da agência, mas confirmou a transferência dos médicos peritos. Porém, solicitou que as perguntas sejam encaminhadas por e-mail para uma resposta mais completa.
Em todo o país o INSS tem fechado agências regionais ou diminuindo os locais de atendimento, caso de Porto Alegre.
Em recente publicação no site da ANASPS (Associação Nacional do Servidores da Previdência Social) a entidade informa “que o INSS corre contra o tempo para evitar um colapso nas agências da Previdência Social em todo país em 2019”
“O risco de falha é provocado pela falta de servidores nos postos. A estratégia adotada é apostar na ampliação dos serviços realizados pela plataforma na internet o INSS Digital. Atualmente, o órgão conta com 33 mil servidores e precisaria de 50 mil para atender toda a demanda.”
A reportagem cita ainda que a plataforma é rápida, mas o problema é a lentidão no atendimento das agências e a distância para onde os beneficiários são encaminhados.