NOTÍCIAS

Mais de 1,8 mil serviços públicos podem ser acessados sem sair de casa

Diante das orientações do Ministério da Saúde de evitar aglomerações e manter-se em casa, o Governo Federal reforça que mais de 1,8 mil serviços já podem ser acessados pela internet. A carteira de trabalho, carteira de trânsito e até mesmo o certificado internacional de vacinação e profilaxia são documentos disponíveis para serem solicitados pela internet. A medida é mais uma ação de transformação digital que pretende facilitar o acesso aos serviços. Atualmente, cinco milhões de carteiras de trabalho são solicitadas anualmente.

Entre os serviços disponíveis para a população está o acesso ao sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Agora, os beneficiários podem atualizar os dados cadastrais e solicitar aposentadoria por tempo de serviço na página inicial www.gov.br . Anualmente, o Governo Federal registra um milhão de demandas por ano.

De acordo com o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro, a digitalização dos serviços facilita o acesso à população e evita aglomerações. “Os serviços digitais são bons todos os dias por dar comodidade para o brasileiro, que não precisa mais sair de casa para solucioná-los. Neste momento, em especial, em que estamos preocupados com a saúde de nossa população, evitar aglomerações é prudente e é recomendação do Ministério da Saúde”, disse.

Atualmente, 54% de todos os serviços públicos do Governo Federal já estão disponíveis em plataformas digitais. O governo realiza periodicamente testes com usuários voluntários para avaliar o funcionamento dos serviços. O teste é feito presencialmente na Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia em Brasília, ou por videoconferência, quando a pessoa reside fora do Distrito Federal.

Quem já testou e aprovou alguns dos serviços foi a bancária Marília Rodrigues, 37 anos.  Ela acessou o portal gov.br. “No portal, gostei muito do fluxo de informações. Fiz testes do serviço de alistamento militar para o meu filho e de um curso. No site, já tinha o contato do responsável pelo serviço”, destacou.

Segue a lista de serviços disponíveis

 Carteira de trabalho

Aposentadoria por tempo de contribuição

Atualizar dados cadastrais

Benefício Assistencial a pessoa com deficiência

Certificado internacional de vacinação e profilaxia

Solicitar cópia de processo no INSS

Cadastrar ou renovar procuração

Marcar ou Remarcar perícia médica do INSS

Pagamento de benefício não recebido

Certidão por tempo de contribuição

Aposentadoria por Idade para trabalhador rural

Pensão por morte de trabalhador urbano

Recurso ao seguro-desemprego

Salário-maternidade rural

Benefício Assistencial ao idoso

Plataforma SINE aberto

 

Com informações do Ministério da Economia

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *