Júlio Mariano deverá ser o presidente da Câmara de São Roque
O vereador reeleito Júlio Mariano (PSB) deverá ser eleito presidente da Câmara Municipal de São Roque para o mandato de um ano na sessão de posse na manhã de 1º de janeiro.
A sessão será presidida por Niltinho Bastos (PP), o vereador mais bem votado nas eleições de 15 de novembro. A eleição ocorre após a posse dos vereadores e do prefeito Guto Issa.
A nova mesa diretora deverá ser formada por Júlio Mariano (presidente), Thiago Nunes (primeiro vice), Diego Costa (segundo vice), Toninho Barba (primeiro secretário) e William Albuquerque (segundo secretário).
A candidatura de Júlio Mariano foi definida depois de algumas semanas de conversa.
Por enquanto, trata-se de uma candidatura única, mas não se deve descartar o lançamento de uma chapa concorrente. A política é dinâmica.
No entanto, o caminho de Júlio Marino para a presidência está bem articulada contando com o apoio de vereadores que apoiaram o prefeito eleito Guto Issa. Júlio esteve ao lado prefeito Claudio Góes que não conseguiu a reeleição.
A chapa procurou atender teoricamente a oposição (Júlio e Diego) e a situação com dois vereadores (Thiago e Barba) de cada lado, sendo que William (DEM) não teve candidato a prefeito.
Por serem advogados, Cláudia Rita Pedroso e Guilherme Nunes não podem participar da mesa diretora ao menos que deixem suas atividades profissionais.
Outros vereadores pensaram em lançar candidatura. Casos de Clóvis da Farmácia, Rafael Tanzi, Cabo Jean e Israel Toco (atual presidente).
Toco desistiu por ter um compromisso assumido com Júlio Mariano, que apoiou a eleição do tucano e que agora teria o apoio retribuído.
O curioso que esse acordo foi firmado durante uma pescaria e Júlio Mariano não se esqueceu da conversa – digo promessa – de pescador que vai ser cumprida por Toco.
Júlio Mariano é o atual vice de Toco na mesa diretora ao longo de 2020. Nessa legislatura também foram presidentes Niltinho Bastos (2017/18) e Maurinho de Góes (2019).