Inovação: Tratamento de esgoto com baixa produção de biomassa e sem odores é diferencial da ETE Vitória, em Mairinque
Levar o saneamento para muito além do básico exige um trabalho árduo que inclui investimentos em tecnologia moderna, profissionais capacitados e um rigoroso controle de qualidade. Na série Inovação, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços e água e esgoto em Mairinque, apresenta iniciativas que têm como proposta melhorar a eficiência e aumentar o nível de preservação ambiental. Um destes projetos é o emprego da tecnologia UBOX na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vitória.
A planta da ETE Vitória é um exemplo de como o tratamento de esgoto pode ser feito com ótimo aproveitamento de espaço, baixo custo operacional e sem exalar odores. A estação de tratamento foi construída utilizando a tecnologia UBOX, que segue um design modular e verticalizado e trata os efluentes em quatro passos: tratamento anaeróbio, aeróbio suplementar, clarificação secundária e purificação de biogás.
Como se trata de um sistema capaz de realizar a transformação anaeróbia da maior parte da matéria tratada, o consumo de energia e a produção de lodo se tornam baixos em uma comparação com estações convencionais. Outro aspecto positivo é a eliminação dos odores característicos do processo de tratamento.
“No modelo que implantamos na ETE Vitória, os odores são neutralizados em função da queima do biogás gerado no processo anaeróbio, algo necessário para a redução de impactos como a emissão de gases de efeito estufa (CH4) e a oxidação de outros componentes gasosos e voláteis. Além disso, o compartimento anaeróbio totalmente fechado ajuda a eliminar esses odores”, destaca Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua.
A ETE Vitória, inaugurada em novembro de 2021, tem capacidade para tratar até 45 litros de esgoto por segundo. Atualmente, a estação trata o equivalente a 20 litros por segundo.
“No caso da ETE Vitória, inovação e tecnologia caminham lado a lado. A metodologia aplicada se mostrou altamente eficiente e um avanço no que diz respeito não apenas à qualidade do tratamento, mas também em respeito ao meio ambiente. É assim que enxergamos o futuro no saneamento”, afirma Gravatá.
A estação é responsável pelo tratamento do esgoto gerado pelos bairros Vila Sorocabana, parte do Jardim Cruzeiro, Nova Mairinque, CECAP, Residencial Parque, Jardim Nova Esperança e Vitória. Isso equivale a 35% do esgoto gerado em todo o município.