Governador Doria determina quarentena nos 645 municípios a partir de terça-feira. Serviços essências poderão funcionar, inclusive padarias e açougues
ASSISTA. DORIA DECRETA QUARENTENA EM SÃO PAULO
Governador João Doria decretou neste sábado (21), Quarentena no Estado de São Paulo a partir de terça-feira (24 de março) nos 645 municípios até 7 de abril.
Doria reforçou a determinação – “entendam obrigação” -, de fechamento de todo comércio e serviços não essenciais em todo o Estado de São Paulo por 15 dias. “Saímos do campo da recomendação e vamos para a determinação”, disse o governador.
Poderão funcionar os serviços essenciais de saúde pública e privada, alimentação, abastecimento, segurança e limpeza, resguardados os cuidados divulgados.
SAÚDE: poderão funcionar hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas públicas e privadas.
ALIMENTAÇÃO: poderão funcionar supermercados, hipermercados, padarias e açougues. “No caso das padarias o serviços de abastecimento porque funcionam no Estado de São Paulo como minimercados.
No entanto, está proibido o serviço de alimentação preparada”, destacou Doria.
Bares, restaurantes e cafés deverão fechar as portas a partir da próxima terça-feira (24), mas a exemplo das padarias poderão manter serviço de delivery (telefones e aplicativos).
O governador disse que os empresários da área de alimentação devem ser criativos em seus negócios e solidários com o trabalho de seus funcionários para a preservação de empregos e a manutenção dos negócios.
ABASTECIMENTO: transportadoras e armazéns, postos de combustíveis, oficinas de automóveis e motocicletas, serviços de transporte público (ônibus, trens e metrôs, taxis, aplicativos de transporte, serviços de call center, lojas de pet shop e bancas de jornais continuam operando com os resguardos e cuidados divulgados pelas autoridades sanitárias.
SEGURANÇA: os sistemas de segurança pública (municipal e estadual) e privada continuam a operar normalmente.
LIMPEZA: empresas de limpeza e manutenção (públicas ou privadas) devem funcionar com os devidos cuidados. Empresas de limpeza, manutenção e zeladoria continuam a operar regularmente com os devidos cuidados sanitários.
SERVIÇOS BANCÁRIOS: bancos, serviços bancários e casas lotéricas seguem funcionando normalmente.
Dória disse que todas as prefeituras emitirão comunicados ao longo dos próximos dias. “Os prefeitos estarão emitidos decretos de acordo com as características de suas cidades, mas repito e concluo. O decreto de Quarentena é válido para todo o Estado de São Paulo”, finalizou.
SÃO ROQUE
A Prefeitura de São Roque decretou na quinta-feira (19) que o fechamento do comércio somente no fim de semana (meia-noite de sexta-feira à meia-noite de domingo). Porém, com a Quarenta Estadual o comércio de São Roque também fechará durante a semana a partir de terça-feira (24).
O prefeito de São Roque, Claudio Góes,também determinou que as padarias e açougues não podem abrir. Agora com o decreto estadual, padarias e açougues poderão funcionar todos os dias com o serviço de abastecimento sem a venda de alimentação preparada no local.
MAIRINQUE
O prefeito de Mairinque, Alexandre Peixinho, decretou nesta sexta-feira o fechamento do comércio a partir de segunda-feira (23), basicamente com as mesmas determinações do Governo do Estado.
Mairinque já permitia o funcionamento de açougues e padarias.
INDÚSTRIA
Nenhuma das medidas atinge do Governo do Estado atinge as indústrias que poderão funcionar porque não tem o atendimento público.
Doria destacou a importância das indústrias para que não ocorra o desabastecimento.
A construção civil e os serviços de telemarketing e call center também poderão operar normalmente.
SÃO PAULO NÃO TERÁ COLAPSO
O governador entende que não haverá colapso como chegou a dizer o ministro da Saúde.
Doria elogiou o trabalho do ministro, mas não concordou com essa posição garantindo que São Paulo está pronto para atender a demanda prevista para as próximas semanas.