Governador confirma presença em São Roque na inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto nesta quarta-feira
O governador Geraldo Alckmin confirmou que estará nesta quarta-feira (16), às 12h30, em São Roque para a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto construída pela Sabesp no Bairro do Guaçú. no início da Rodovia Lívio Tagliassachi.
Nesta primeira fase serão atendidos a região central e os bairros coligados. O esgoto tratado será na ordem de 80% e vai beneficiar uma população de 88 mil pessoas.
São 16 quilômetros de tubulações, três unidades de bombeamento. Diariamente serão retirados 6 milhões de litros de esgoto; 156 litros por segundo.
A ETE do Guaçú é um projeto antigo que começou na década de 90, mas por problemas contratuais com a construtora as obras foram paralisadas retornando somente em 2012.
CONHEÇA A ETE DO GUAÇÚ. VEJA O VÍDEO ABAIXO
Foi preciso empenho político e a participação da comunidade. Para saber mais clique aqui.
Os investimentos são da ordem de R$ 44,6 milhões e chegarão a R$ 62 milhões quando da conclusão do projeto. O benefício para o meio ambiente será imensurável.
A segunda etapa está prevista para ser entregue em dezembro e compreende o tratamento dos distritos de Maylasky e São João Novo, quando a cidade passará a contar com cerca de 95% do esgoto coletado tratado, além da despoluição dos córregos Carambeí e Marmeleiro e os ribeirões Guaçú e Mombaça, afluentes do Tietê.
O projeto também atenderá os bairros Paisagem Colonial, Vinhedos, Campininha e Canguera. As licenças ambientais foram autorizadas e o processo de licitação está em andamento.
Quando da conclusão de todas essas etapas, São Roque terá aproximadamente 99% do esgoto coletado tratado.
A miniestação instalada no Bairro do Carmo está em fase de teste desde o dia 20 de junho e entrará em operação definitiva nesta primeira etapa.
PROTESTO
A Frente Popular de São Roque divulgou nota que irá fazer um ato de protesto contra o governado Geraldo Alckmin nesta quarta-feira no Portal do Guaçú, entre 10h30 e 11 horas.
Questiona a atuação da Sabesp citando que demorou mais de trinta anos para que fosse construída a ETE e também lembra que há quatro anos o governador prometeu desativar a Cadeia Pública, mas que até hoje funciona como um centro transitório recebendo presos de toda a região nos fins de semana.
A subsede de São Roque do Conselho dos Representantes de Escola da APEOESP também se manifestou criticando a atuação do governo estadual na Educação, destacando problemas na merenda, falta de livros e a desvalorização do professor, além de questionar o tempo da obra da ETE.