BLOG DO VANDER LUIZ

Governador Alckmin inaugura Estação de Tratamento de Esgoto de São Roque

 

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou na manhã deste sábado (26) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Roque no Bairro do Guaçú, no início da Rodovia Lívio Tagliassachi acesso de São Roque à Castello Branco.

A vinda do governador acabou surpreendendo porque foi anunciada somente no final da tarde de sexta-feira. O prefeito Claudio Góes (PSDB) estava em Barretos a convite do deputado federal Capitão Augusto e retornou para a cidade durante a madrugada.

Governador Alckmin, presidente da Sabesp Jerson Kelman, Reinaldo Guerreiro, deputados João Caramez e Márcio Camargo, Claudio Góes e prefeito de Ibiúna, João Mello

A inauguração chegou a ser anunciada para o dia 16 de agosto – aniversário de São Roque – mas na véspera o governador adiou a visita.

Além do governador e do prefeito, participaram da cerimônia o presidente da Sabesp, Jerson Kelman,  diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto, superintendente da Sabesp na região, Maurício Tápias, gerente da Sabesp-São Roque, José Cícero de Sá e o são-roquense Reinaldo Guerreiro, membro do Conselho de Administração do Conselho de Administração da Sabesp

Prefeito Claudio Góes solta peixes no Rio Guaçú que volta a ter água cristalina

A Estação de Tratamento de Esgoto é uma das obras mais aguardadas por São Roque pelo tempo que demorou para ser construída. Foram cerca de vinte anos, com problemas contratuais e a paralisação da obra.

 

Claudio Góes destacou o empenho de todos os prefeitos e vereadores nos últimos anos para que finalmente a obra fosse concluída.

O blog também destaca o empenho do ex-vereador Maurício Tavares de Lima (Maurício Veterinário) e do pastor Ivonildo Vieira que relataram em 2008 o abandono da obra para a deputada estadual Ana Perugini (PT).

A deputada lançou a Frente Parlamentar de Acompanhamento da Sabesp e esteve São Roque para constatar a situação do local que estava sendo utilizado para desmanche de carros e consumo de drogas.

Em março, Ana Perugini (agora deputada federal) visitou as obras quando e ouviu de representantes da Sabesp que a ETE seria inaugurada no segundo semestre. Promessa que foi cumprida. Leia aqui

A primeira ETE de São Roque tem capacidade para processar 156 litros de esgoto por segundo. Por dia serão tratados mais de 6 milhões de litros de esgoto in natura permitindo a recuperação dos córregos Aracaí, Carambeí e Marmeleiro e dos rios Guaçú e Mombaça que desaguam no Tietê.

ETE processa 156 litros de esgoto por segundo

São mais de 16 quilômetros de tubulações (rede coletoras, emissários e linhas de recalque) e três unidades de bombeamento.

Nessa primeira etapa, o sistema vai garantir o tratamento de 80% dos esgotos coletados, beneficiando quase 88 mil moradores. A construção da ETE São Roque gerou 120 empregos diretos, além de 360 empregos indiretos.

Simbolicamente a ETE foi inaugurada neste sábado, mas está em funcionamento há alguns dias. Por isso, o governador Geraldo Alckimin e o prefeito de São Roque, Cláudio Góes, puderam soltar cerca de 3 mil peixes do Rio Guaçú das espécies lambari, curimbatá, piau e cascudo.

Até dezembro, o sistema vai tratar 95% dos esgotos coletados. A Sabesp promete que o sistema chegará a 100% até o final de 2018 na sede do município e nos distritos de São João Novo e Maylasky. A expectativa é que a Sabesp também aumente a capitação de esgoto e consiga diminuir o número de ligações clandestinas.

Alckmin disse que nas cidades atendidas pela Sabesp foram construídas 113 estações de tratamento de esgotos nos últimos seis anos. A Sabesp conta ainda com 15 estações em construção e uma em fase de contratação.

Construída no local que abrigou a antiga Fábrica Nacional de Ferramentas (FNF), a ETE São Roque está em um região de muito verde e de uma bela queda da água.

O presidente da Sabesp orientou o superintende da Sabesp na região (sede em Botucatu) que estude uma maneira de abrir o local para a visitação de estudantes e de turistas.

PREFEITO FAZ REIVINDICAÇÕES

O prefeito de São Roque, Claudio Góes, aproveitou a presença do governador para reivindicar a duplicação do acesso à Castello, desativação total da cadeia de São Roque que se tornou um centro transitório recebendo no fim de semana presos de toda a região, alargamento do viaduto da linha férrea no início da rodovia Quintino de Lima e correções no traçado da duplicação da Raposo Tavares com a construção de retornos.

GOVERNADOR NA PRAÇA DA MATRIZ

Após a inauguração, o governador dirigiu-se para a região central de São Roque onde tomou ao lado do prefeito Claudio Góes o tradicional café de padaria, uma das marcas do governador em suas visitas pelo Estado, além de manter contato com moradores.

Presidente da Sabesp, Jerson Kelman

 

Prefeito agradece inauguração da ETE e aproveita para fazer reivindicações ao governador

 

 

Alckmin recebe da primeira dama Mazé Barros cesta com produtos de São Roque

 

Vereadores Rafael Tanzi, Maurinho de Góes e Israel Toco com o governador Alckmin e Claudio Góes

 

Queda de água pode virar atração turística: Claudio Góes, primeira dama Mazé de Barros e Geraldo Alckmin

 

Presidente da Sabesp, Jerson Kelman, Alckmin e vereador Alexandre Veterinário

 

Alckmin foi até a Praça da Matriz para tomar o tradicional café de padaria

 

Geraldo Alckmin na Praça da Matriz de São Roque

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *