Fábio Góes eleito o Enólogo do Ano 2025 pela Associação Brasileira de Enologia

O são-roquense Fábio Góes foi eleito o Enólogo do Ano 2025 pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), na primeira vez que o título vai para um profissional do Estado de São Paulo. As conquistas anteriores foram do Sul do país. O anúnciou ocorreu na noite de sexta-feira, 24 de outubro, no jantar de confraternização com cerca de 150 profissionais da produção de uva e vinho. Além do título de Enólogo do Ano, ganhou uma viagem para o concurso internacional de vinhos.
Representante da quarta geração da família e cresceu entre vinhedos aprendendo desde cedo que o vinho é feito de tempo, conhecimento e amor. É formado em enologia pela antiga Escola Agrotécnica Federal Presidente Juscelino Kubitschek (Bento Gonçalves/RS, atual IFRS) e especializou em Gestão da Qualidade pela FAC/São Roque. Realizou estágio no Grupo Martini, detentor das marcas Chateau Duvalier e Canção.
Membro ativo da ABE, atua como avaliador e jurado em concursos por todo o país. Em 2022, foi reconhecido como Personalidade do Ano do Vinho Brasileiro pelo Wines of Brazil Awards, devido ao protagonismo na vitivinicultura paulista e à contribuição à Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno (ANPROVIN).
“Fábio Góes representa a força de uma nova fronteira do vinho brasileiro. É um profissional que une tradição, técnica e visão de futuro, mostrando que a enologia fortalece e diversifica em todas as regiões do país. Essa conquista é um marco e um orgulho para toda a classe enológica”, destacou ompresidente da ABE, Mário Lucas Ieggli.
ESCOLHA
A seleção do Enólogo do Ano segue um regulamento com três etapas até a homologação da ABE
-
Votação livre entre os associados, considerando critérios como formação, atuação profissional, inovação tecnológica e contribuição ao setor;
-
Análise dos três mais votados, com avaliação curricular detalhada;
-
Deliberação final por um comitê formado pelos enólogos já homenageados, que atribui nova pontuação com base em reconhecimento e percepção do grupo.
GALERIA DOS ENÓLOGOS DO ANO
2004 – Antônio Czarnobay
2005 – Gilberto Pedrucci
2006 – Firmino Splendor
2007 – Adriano Miolo
2008 – Ismar Pasini
2009 – Nauro José Morbini
2010 – Lucindo Copat
2011 – Daniel Dalla Valle
2012 – Dirceu Scottá
2013 – Juliano Daniel Perin
2014 – Delto Garibaldi
2015 – Christian Bernardi
2016 – Flávio Angelo Zílio
2017 – Carlos Abarzúa
2018 – Cedenir Fortunatti
2019 – Leandro Santini
2020 – Edegar Scortegagna
2021 – Alejandro Alberto Cardozo Rapetti
2022 – Bruno Motter
2023 – Vanessa Stefani
2024 – André Donatti
2025 – Fábio Góes
Fotos: Jeferson Soldi


