Estação de Tratamento de Esgoto será inaugurada em setembro
Assessoria de Imprensa
Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na segunda-feira (5), o prefeito Claudio Góes participou ao lado do governador, Geraldo Alckmin, da soltura de cerca de 10 mil alevinos (peixes recém-nascidos) no rio Sorocaba, em Laranjal Paulista. Na oportunidade também foi inaugurada oficialmente a Estação de Tratamento de Esgotos Pau D´Alho, em Boituva.
Na oportunidade, o diretor de Sistemas Regionais da SABESP, Luiz Paulo de Almeida, informou ao governador e ao prefeito Claudio Góes que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Roque deverá ser inaugurada no prazo de 90 dias, com um investimento de 62 milhões, sendo que o rio Guaçu e Ribeirão Mombaça serão beneficiados com a despoluição.
Já a estação de Tratamento de Esgoto do Bairro do Carmo, com investimento de R$ 504 mil, está concluída, operando em fase de testes e análise e deverá entrar em operação definitiva nos próximos 60 dias.
“Estamos comemorando o Dia do Meio Ambiente, com três importantes iniciativas. A primeira é tratar o esgoto e despoluir os nossos rios. Nós entregamos 27 estações novas e quatro estão em obras. São 31 estações de esgoto somente aqui na região de Sorocaba e do Médio Tiete”, disse Alckmin.
“Em todo o Estado são 113 estações de tratamento. A segunda medida é mata ciliar. Nós precisamos recompor as matas ciliares na beira dos rios e proteger as nascentes. Nossa meta é 8 milhões de mudas nativas. Só aqui na região, a Sabesp plantou 90 mil”, explicou o governador.
Por sua vez, o prefeito Claudio Góes destacou a importância de São Roque finalmente passar a ter boa parte do esgoto tratado.
“Para São Roque recebo uma grande notícia, pois a partir da inauguração da ETE passaremos a ter cerca de 63% de nosso esgoto tratado. Com as outras obras em andamento chegaremos aos 90%, melhorando a qualidade de vida e saúde da população”, afirmou.
Entre 2011 e 2017, a Sabesp investiu R$ 233 milhões em cerca de 30 obras, que evitam o descarte de 14 mil toneladas por ano de esgoto in natura em rios como Sorocaba, Piracicaba e Tietê. Essa ação melhora a qualidade das águas e têm consequências diretas na fauna, flora e na saúde da população.
Na região, a meta é elevar o índice de tratamento de esgotos nas sedes dos municípios dos atuais 84% para 100%, ou seja, mais de 800 mil habitantes serão atendidos com serviços de saneamento universalizados: 100% de abastecimento com água de qualidade, 100% de coleta de esgotos e 100% dos efluentes coletados tratados.