Escola capacitada à inclusão social, possibilita entrada de PcDs no mercado de trabalho
Atualmente, no Brasil, temos cerca de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência física, de acordo com o último censo demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em Sorocaba, 27,6% da população tem algum tipo de deficiência, seja ela física, visual, auditiva ou intelectual, de acordo com a mesma pesquisa.
O Governo brasileiro determinou, em 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), sob nº 13.146, a qual visa garantir e promover, condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Pensando nesta inclusão, diversas universidades e escolas adotaram algumas estruturas para facilitar a vida dos estudantes. Como foi o caso da Uau Escola, de Sorocaba/SP, especializada em cursos de banho, tosa e estética animal em geral, a qual registrou um aumento considerável de procura em seus cursos por pessoas com algum tipo de deficiência, vendo-se instigada a investir na capacitação de seus instrutores e adaptação de sua estrutura física, de modo a tornar a escola mais inclusiva e acessível. “Muitos alunos nos procuraram e nós não tínhamos como oferecer a oportunidade de um aprendizado especializado, por isso, nossa equipe ficou inspirada e o projeto é que todos os profissionais da Uau estejam capacitados para oferecer aulas também em LIBRAS, até 2021. Ao que se refere à estrutura para cadeirantes, a nossa inspiração veio de uma tosadora de Curitiba, a qual realizava os procedimentos em seu espaço adaptado. Estamos trabalhando, construindo e nos capacitando para oferecer a mesma oportunidade a todos”, comenta Natália Espinosa Marins, diretora da escola.
Para ela, a inclusão social é um passo importante para a escola e terá reflexos na sociedade, visto que o crescimento do número de pessoas com necessidades especiais nas universidades, escolas técnicas e profissionalizantes impactam diretamente no mercado de trabalho. Nos últimos cinco anos, por exemplo, houve um aumento de 20% na participação de profissionais com deficiência (PcD), de acordo com o Ministério do Trabalho.
Uma das filosofias da Uau é investir na transformação de vidas, permitindo às pessoas exercerem um trabalho que amam. Para Natália, quando essas pessoas investem na capacitação de banho e tosa, ganham independência tanto financeira, quanto aconchego emocional, pois os animais te aceitam como você é. “Os cães não se importam se você tem uma deficiência auditiva, física, não te julgam pela sua classe econômica, não tem preconceito quanto a cor, sexo ou se você não se encaixa nos padrões da sociedade. Eles nascem sabendo amar e reconhecem o bom trabalho e o carinho, retribuindo de um jeitinho que só os animais sabem”, explica Natália.
Além dessa troca de energia entre os tosadores e os animais, o mercado pet está cada vez mais em ascensão no Brasil, se tornando também um retorno financeiro promissor. Um estudo feito pelo Grupo G&S Gouvêa de Souza, especialista em mercado de varejo e consumo brasileiro, apontou que o ramo deve faturar cerca de R$ 20 bilhões só em 2020. Na Uau, eles recebem em média de 8 oportunidades de trabalho com estética animal por semana para Sorocaba e Região, complementa Natália.
Em Sorocaba, a população de cães e gatos chega a 403.286, conforme aponta estudo recente do IBGE. Para atender toda essa demanda de animais, o petshop acaba sendo uma boa e rentável ideia para quem deseja ser dono do seu próprio negócio. “A procura pelos nossos cursos tem aumentado significativamente, e o mercado evolui de tal maneira que para sermos referência aos estudantes reestruturamos toda a escola. Podemos oferecer um espaço amplo e confortável para melhor aprendizado, além de conseguir mostrar o passo a passo de todos os procedimentos. Os alunos que vêm de outras cidades encontram um espaço para descanso e alimentação, os nossos alunos com necessidades especiais serão atendidos e os nossos astros, os cães, possuem um ambiente adequado para todas as suas necessidades”, finaliza Natália.
Para os interessados, a Uau escola está situada na Rua Cônego Januário Barbosa, 405 (a 400 metros da Rodoviária), no Jardim Vergueiro, em Sorocaba. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone (15) 97404-7030 ou pelas redes sociais da instituição.