Coronavírus: INSS e Cartório Eleitoral fecharam as portas nesta semana. Prova de vida suspensa por quatro meses.

Agência do INSS em São Roque

Por: Simone Judica
A partir de hoje (19), o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS suspendeu o atendimento presencial em todas as suas agências no Brasil, para contribuir com a ampliação das medidas de contenção à transmissão do coronavírus. Nos Cartórios Eleitorais, a medida teve início na terça-feira (17).
Na agência do INSS em São Roque, que atende moradores de toda a região, diversas pessoas surpreenderam-se com as portas fechadas, na manhã desta quinta-feira, ao procurarem os serviços da Previdência Social. “Não sei lidar na Internet e me atrapalho no telefone. Então tenho que vir aqui quando preciso saber alguma coisa da minha situação. Agora vou ter que arrumar alguém para me ajudar a remarcar minha perícia”, contou a aposentada Maria Aparecida Oliveira, de 67 anos de idade, residente em Ibiúna.


A suspensão de atendimento presencial está prevista para terminar em 31 de março de 2020, porém, poderá se estender pelo período em que perdurar a situação de risco de contágio da pandemia.
De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Previdência Social, todos os agendamentos realizados, sejam de serviços administrativos ou de perícia médica, deverão ser remarcados.
Os usuários que necessitem da Previdência Social devem se comunicar com o INSS por meio da central de telefone 135, que atende de segunda a sábado, das 07h00 às 22h00, ou por meio do site Meu INSS, pelo endereço https://meu.inss.gov.br/ .


O aplicativo Meu INSS, mais um facilitador na comunicação com o Instituto, pode ser baixado gratuitamente pelas lojas de aplicativos de telefones celulares. Basta procurar por “meu inss aplicativo” e baixar o “Meu INSS – Central de Serviços”.

Prova de vida
Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS não terão interrupção nos pagamentos por não realizar a prova de vida pelos próximos quatro meses, a partir de março de 2020.
A suspensão do procedimento faz parte das medidas estabelecidas pelo órgão para enfrentamento do Covid-19.
A prova de vida é feita pelo segurado anualmente, para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

Cartório Eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) também suspendeu, desde a última terça-feira (17), até 31 de março, o atendimento presencial ao eleitor nos cartórios eleitorais e postos de atendimento localizados no Poupatempo, bem como o agendamento de serviços pelo site.

Cartório Eleitoral de São Roque (foto: divulgação)

Certidões de quitação eleitoral e outros serviços podem ser acessados através do site  www.tre-sp.jus.br, do TRE-SP.  Já os serviços de alistamento e transferência de domicílio eleitoral, segunda via de título de eleitor, revisão de dados cadastrais e coleta de dados biométricos, realizados somente por agendamento, estão suspensos até 31 de março.
As medidas estabelecidas poderão ser prorrogadas ou revistas de acordo com as circunstâncias.
Para evitar o deslocamento de pessoas até o Cartório Eleitoral de São Roque, os funcionários estão mantendo contato telefônico e por e-mail com os eleitores que haviam agendado serviços no período da suspensão.
Eleitores já agendados devem marcar novo atendimento após reabertura do Cartório.
Em relação a eventual prorrogação de prazos relativos ao calendário eleitoral das eleições municipais em todo o território nacional, até o momento o Tribunal Superior Eleitoral não expediu instruções.

Vander Luiz

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *