CONSEG São Roque tem audiência na Secretaria da Segurança Pública; prefeito e presidente da Câmara foram convidados
O diretor adjunto da Secretaria da Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane, recebeu nesta quarta-feira (14) uma comitiva são-roquense que apresentou as principais demandas do município.
A audiência foi marcada a pedido do presidente do CONSEG de São Roque (Conselho Comunitário de Segurança), Ronaldo Alves, que ao receber a confirmação convidou o prefeito de São Roque, Claudio Góes, o presidente da Câmara, Niltinho Bastos, e vereadores.
Por conta das ocorrências registradas no distrito de São João Novo, o convite foi estendido para o presidente do CONSEG de Itapevi, o prefeito e o secretário municipal de Segurança. Apenas o CONSEG da cidade vizinha mandou representante.
O primeiro assunto foi o pedido de fechamento definitivo da cadeia pública de São Roque, que hoje funciona como Centro de Detenções Provisórias recebendo nos fins de semana presos de toda a região que são encaminhados para audiências de custódia ou penitenciárias.
O vereador Cabo Jean apresentou números e detalhes dos problemas enfrentados por se tratar de um prédio em situação precária e que coloca a comunidade em risco.
O governador Geraldo Alckmin, ao lado do ex-prefeito Daniel da Padaria, em um momento simbólico mandou para o chão uma das portas da cadeia.
O presidente da Câmara, Niltinho Bastos, disse que a população esperava que esse fato representasse a desativação total o que não ocorreu.
O presídio de Mairinque surge como alternativa para a solução do problema.
O presidente do CONSEG, Ronaldo Alves, cobrou a instalação de uma base com um pelotão da Polícia Militar no distrito de São João Novo.
A diretor adjunto da Secretaria de Segurança reconheceu o problema e reforçou a importância do registro de boletins de ocorrências para que secretaria possa tomar decisões em cima de números oficiais.
“O cobertor é curto. Precisamos atender os moradores de São João Novo mas para isso precisamos do aumento do efetivo. Neste sentido, também entramos em contato com a Polícia Rodoviária que prometeu uma ação mais efetiva na rodovia Rene Benedito Silva na ligação entre São Roque e Itapevi”, comentou Ronaldo.
Também foi feito um pedido de aumento do efetivo da Polícia Civil para que possam ser liberados guardas municipais que foram cedidos por convênio.
Por sua vez, o secretário Sérgio Turra pediu empenho da Prefeitura de São Roque na contrapartida para a instalação de equipamentos fundamentais nos serviços de inteligência.
As reivindicações foram bem recebidos, mas não existe a certeza que serão atendidas até mesmo por conta das eleições de outubro.
Geraldo Alckimin deve desincompatibilizar do cargo em abril e o vice-governador Márcio França sinaliza mudanças na equipe de governo.
Bom dia
Espero soluções da parte do prefeito Cláudio Góes, não mais problemas que já temos onde moramos, por falta de segurança, ruas descentes para se andar e luz pública, seria possível esse pedido sr. Perfeito Cláudio Góes. Bom dia Deus abençoe.
Bom dia,
Com quem eu falo a respeito de ruas com menos buracos e descentes e luz pública, aqui onde moramos, as ruas estão quase fechando pelos Matos, que providência nós moradores devemos tomar. E fora a segurança que é sem comentários, promessas e promessas e nunca cumpridas né Sr.Prefeito Cláudio Góes, será que seria possível o Senhor nos ajudar. Deus abençoe e um bom dia.