Chumbinho desiste da candidatura a vice-prefeito de São Roque. Ouça a entrevista.
O empresário Eliam Bianchi (Chumbinho) desistiu da candidatura a vice-prefeito de São Roque na chapa que tem Cláudio Góes (PSDB) como candidato a prefeito de São Roque. A decisão foi anunciada na noite desta sexta-feira (19 de agosto) durante o lançamento da campanha no comitê da Avenida Bandeirantes.
Chumbinho classificou a decisão como “dolorosa” mas disse que o grupo não poderia correr nenhum risco por conta da decisão do Tribunal de Justiça que negou em segunda instância recurso em processo de crime contra relações de consumo. Entenda o caso lendo abaixo.
A sentença do colegiado (dois juízes contrários e um favorável) não tornou Chumbinho inelegível, mesmo porque ele vai recorrer da decisão, mas poderia causar problemas no registro da candidatura.
Chumbinho disse que tomou a decisão pensando na preservação do grupo e indicará o novo candidato a vice prefeito.
O presidente do PSDB-São Roque, vereador Donizete Carteiro, elogiou “a grandeza” da posição de Chumbinho. “Ele pensou no grupo, pensou na cidade”.
OUÇA A ENTREVISTA DE CHUMBINHO À RÁDIO COLUNA FM 87,5
ENTENDA O CASO
Na condição de sócio administrador, Chumbinho e mais dois sócios, além de um funcionário, foram denunciados porque segundo a peça acusatória, no dia 10 de janeiro de 2012, “policiais civis receberam informações anônimas de que de no mencionado estabelecimento comercial [localizado no Jardim Cruzeiro, em Mairinque] estariam sendo expostas a venda mercadorias em condições impróprias para o consumo. Diante dessa informação, os policiais foram até o local e encontraram produtos alimentícios com as datas de validades expiradas”.
A denúncia veio acompanhada de inquérito policial e durante o processo que correu no Fórum de Mairinque os réus apresentaram defesa preliminar e foram ouvidas seis testemunhas.
Em 22 de agosto de 2014, sentença da juíza de direito Camila Giorgetti condenou os réus “ao cumprimento de 2 anos de detenção, em regime aberto. A pena privativa de liberdade será substituída por duas penas restritivas de direitos, quais sejam a prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas e prestação pecuniária no valor de um salário mínimo, a ser revertido em favor de entidade pública ou privada com destinação social a ser indicada”
Os réus recorreram da decisão e no início deste mês o Tribunal de Justiça não acatou o recurso. O julgamento ocorreu no dia 4 de agosto. Previsto inicialmente para o dia 28 de julho de 2016 foi adiado naquela data a pedido da defesa.
Ética na Política .
Ética é um fundamento da política , que regra os valores morais e os princípios ideais do comportamento humano perante a sociedade. A palavra “ética” , significa aquilo que pertence ao que significava “bom costume”, “costume superior”, ou “portador de caráter , e outros atributos admiráveis , que somente pertence aos seres humanos do bem . Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência aos costumes e hábitos recebidos desde o berço ; a ética ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão. Na política , a falta de ética reflete diretamente e negativamente ; nos anseios e nas necessidades da sociedade . Na presente eleição municipal que estamos vivenciando em nossa querida TERRINHA , aguardo confiante que o respeito , a verdade , as propostas e soluções para melhorar nosso município ; se sobressaiam sobre aqueles candidatos que não entenderam ainda o que significa ÉTICA . E é acreditando nos conceitos explicitados acima , é que apoio para prefeito MARQUINHOS CHULA (nº 40 ) , e NILTINHO BASTOS ( Nº 11.111 ) para vereador .
Mario A. Machado