Aulas do Cursinho Popular de São Roque começam no sábado
As aulas da nova turma do Cursinho de Educação Popular de São Roque (CEP-SR) terão início neste sábado (29), no Centro Cultural Brasital.
Devido à crise econômica, neste ano as aulas ocorrerão somente aos sábados das 8 às 17h10 e serão desenvolvidas por professores titulados e experientes. O material didático será fornecido gratuitamente.
Criado em 2010, o Cursinho Popular é um projeto socioeducativo que visa preparar os estudantes da rede pública de ensino da cidade para disputar as concorridas vagas nas universidades e faculdades públicas, além de bolsas de estudo nas instituições particulares.
O projeto já atendeu mais de 1.300 vestibulandos e contribuiu para a aprovação de mais de 400 jovens em diferentes instituições de ensino superior (USP, Unesp, Unicamp, Fatec, UFSCar, UFABC, Unifesp, IFSP, PUC, Facens e outras).
“Apesar das dificuldades o Cursinho Popular persiste na empreitada de preparação dos estudantes de escolas públicas que pretendem ingressar em uma instituição de ensino superior de qualidade devido ao apoio de outras pessoas. Primeiramente, dos docentes que aceitaram desenvolver aulas todos os sábados na condição de voluntariado, lembrando que esses profissionais têm uma vasta experiência na modalidade curso pré-vestibular”, cita o professor Rogério de Souza Silva.
Os estudantes receberão duas apostilas contento os principais assuntos cobrados nos vestibulares, caderno de revisão do ENEM (compilado de questões das provas do exame com correção comentada), revisão FUVEST e revisão discursiva. Material doado pelo grupo Poli Saber, responsável pelo Cursinho da Poli (São Paulo).
Destaque também para a participação dos ex-alunos do Cursinho Popular que participaram da aplicação da prova classificatória e organização da sala de aula. Apoio que ratificou mais um dos objetivos do projeto que é difundir princípios de retribuição social e compartilhamento.
Na aplicação da prova, os ex-alunos destacaram que estava “devolvendo à sociedade” e, em especial aos novos vestibulandos, àquilo que o Cursinho fez na vida deles através de uma transformação profissional, acadêmica e social.
O apoio da Prefeitura de São Roque, principalmente do Departamento de Educação, permitindo a utilização de salas na Brasital para as aulas e da Escola Barão de Piratininga (Cambará) para a aplicação da prova também contribuiu para a concretização do projeto.
Abaixo os ex-alunos que participaram da aplicação da prova do Processo Seletivo para um total de 170 inscritos que disputaram 80 vagas.
Alexandre Cândido Teixeira (turma 2014)
Aline de Camargo Santos (turma 2011)
Anderson Caio Santos Silva (turma 2011)
Daniela Oliveira Campos (2012)
Edilanie Caroline Guimarães (turma 2012)
Fabiano Costa Madeira (turma 2015)
Gabriel Henrique da Costa (turma 2015)
Jonathan Henrique Moraes Camargo Rocha (turma 2015)
Larissa Oliveira Lage (turma 2015)
Leonardo Sá Teles Souza (turma 2016)
Marcos Otávio Oliveira de Brito (turma 2015)
Stevan Magalhães (turma 2016)