São Roque sedia Torneio de Futebol Social
São Roque recebe neste sábado (4 de junho), a partir das 9 horas da manhã, o Torneio São Paulo de Futebol Social que irá apontar dois ou três jogadores para a Seleção Brasileira que disputará o Mundial de Futebol Social em Glasgow (Escócia), entre os dias 10 e 16 de julho.
Participam oito equipes que desenvolvem projetos sociais: Baixada 013 (São Vicente), Jaguaré (São Paulo), Carmo Quilombolas, Saideira (Campo Limpo), São Roque, Capão Redondo, PSG Goianã (São Vicente) e Garotos Bunge (São Paulo). As partidas serão disputadas na quadra de grama sintética da Vila São Rafael, na rua Equador 30.
A Seleção Brasileira é comanda pelo técnico sanroquense Pupo Fernandes que também é o chefe da Divisão de Esportes da Prefeitura de São Roque.
Na semana passada foi disputado o Torneio de Brasília e no próximo sábado (dia 11) será a vez da etapa do Rio de Janeiro, no Complexo do Alemão.
Após a convocação de todo os jogadores, a Seleção Brasileira deverá treinar durante uma semana em São Roque.
O sorteio para o Mundial de Futebol Social foi realizado na semana passada e o Brasil está no grupo H ao lado de Finlândia, Peru, Costa Rica, República Checa e Costa do Marfim. São 48 países divididos em seis grupos.
Regras do Futebol Social
1) Jogadores
– Jovens (homens e mulheres) ligados a reconhecidas organizações sociais;
– Situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento;
– Idade mínima de 16 anos completos e máximo 21 anos completos, ou a completar.
2) Times
Os times podem ser compostos de homens ou mulheres.
– Quatro jogadores por time em campo, sendo três na linha, um goleiro e mais quatro reservas (substituição livre de jogadores).
3) Duração das Partidas
Dois tempos de sete minutos com alteração de lado do campo e um minuto de intervalo entre os dois tempos.
4) Início
A partida é iniciada no momento em que o árbitro coloca a bola em jogo. Quando um time sofre um gol, ele recebe a bola e o goleiro é autorizado a colocá-la em jogo a partir do apito do juiz.
5) Regras – Goleiro
– O goleiro não pode marcar gol;
– O goleiro não pode sair de sua área;
– O goleiro não pode reter a bola mais do que o tempo necessário em sua área (não pode “fazer cera”);
– Se o goleiro pegar uma bola recuada por seu time com as mãos é marcado pênalti para o outro time;
– O goleiro não pode repor a bola, lançando-a em altura superior a seus ombros, sob pena de falta.
6) Regras – Área
– Jogadores de linha não podem entrar na área, nem na defesa, nem no ataque;
– Se um jogador do time que está defendendo entra na área, o outro time ganha um pênalti;
– Se um jogador do time que está atacando entra na área, o outro time ganha um tiro livre (“falta”).
7) Um Jogador sempre no Campo Adversário
Pelo menos um jogador deve ficar no campo oposto. Uma falta será marcada contra o time que ficar totalmente em seu lado. Se um jogador recebe um cartão azul, enquanto o time estiver com jogador (es) a menos, esta regra não é válida. Da mesma maneira, esta regra não vale se um jogador recebe um cartão vermelho.
8) “Cera”
O árbitro pode marcar um pênalti contra o time que persistentemente fizer cera, após ser advertido por esta conduta.
9) Pênalti
Um pênalti é dado ao adversário quando:
– um jogador do time que está defendendo entra na área;
– quando um time recua três vezes a bola ao seu goleiro, com intenção de ganhar tempo e sem que algum jogador do time adversário toque na bola;
– se o goleiro segurar a bola por mais tempo que o necessário em sua área (“cera”);
– se o goleiro pegar com as mãos uma bola recuada por seu time;
– falta em frente à área do gol.
10) Tiro livre e bola fora
– Todos os tiros livres são indiretos (não pode ir direto ao gol). Qualquer jogador adversário deve ficar a dois metros da bola quando a falta for batida;
– Se a bola ultrapassa os limites da quadra, ela deve ser rolada com as mãos no piso, da posição em que saiu da quadra. Os jogadores adversários devem ficar a pelo menos dois metros de distância;
Se a bola vai para fora por trás do gol:
– Pelo time que está no ataque: o goleiro recebe a bola e a coloca de volta ao jogo (chuta, ou joga com as mãos);
– Pelo time que está na defesa: escanteio é cobrado com as mãos. Os jogadores adversários devem ficar a dois metros de distância.
11) Faltas
Em caso de falta, jogo sujo, ou desleal, o juiz pode punir da seguinte maneira:
a) Cartão azul (dois minutos fora de campo). Quando ignorar as regras, o jogador pode ser excluído de campo por dois minutos. O time deve jogar com um jogador a menos. Gols marcados pelo adversário não encerram a exclusão antes do tempo.
b) Cartão vermelho (fora do jogo). Quando ignorar excessivamente as regras do jogo, ou cometer falta grave, o jogador é excluído do resto da partida. O time deve jogar com um jogador a menos pelo resto da partida. O atleta expulso está sujeito a não jogar a próxima partida, dependendo do caso, a ser analisado por um comitê de disciplina.
c) Exclusão do torneio. Se as regras forem dramaticamente ignoradas (jogo extremamente sujo e/ou de propósito, comportamento inaceitável frente ao árbitro, à torcida ou a outros jogadores) um jogador, ou todo um time, pode ser excluído de todo o torneio. Se um time inteiro é excluído do torneio, todos os jogos já feitos e os já marcados no atual grupo do time têm seu placar alterado para 0:3.
12) Pontuação
O time vencedor ganha três pontos. O derrotado, zero. Se a partida terminar empatada, será decidida por meio de pênaltis, até que um tenha consiga um gol de diferença (cobranças alternadas). Neste caso, o time vencedor ganha dois pontos e o derrotado um.
13) Critérios de Desempate
Na fase de grupos, os critérios de desempate são:
1. Pontos;
2. Menor número de cartões;
3. Saldo de gols (disputas de pênaltis são excluídas da contagem);
4. Gols pró;
5. Confronto direto.
14) Fair Play
O Fair Play deve ser incentivado nos torneios. Um troféu exclusivo deve existir para o time que demonstrar e jogar com o espírito genuíno do futebol.
15) Árbitros
Cada partida terá três árbitros. Dois ficarão posicionados na linha de fundo. O principal se movimentará na quadra.
16) Dimensões da quadra
– A quadra possui 22 metros de comprimento por 16 de largura;
– Tamanho do gol: quatro metros de base por 1,30 de altura e um metro profundidade;
– Área do goleiro: meio círculo com quatro metros de raio;
– Altura da proteção lateral (bordas): 1,10 metros;
– Rede de proteção: atrás de cada gol, com altura de três metros;
– Reservas: dois bancos na lateral do campo;
– Entrada dos jogadores: duas entradas laterais ao longo do quadra;
– Tamanho da bola: normal, número 5.