DESTAQUEGALERIA

Rádio Cacique FM Sorocaba chamadas de transmissões esportivas

Uma das primeiras ligações que recebi nesse início de 2017 foi do meu amigo Tadeu Bismara de Sorocaba. Ele falou dos planos de transmitir os jogos do São Bento na Nova Tropical FM 105,9, emissora comunitária de Votorantim.

Não falava com o Tadeu há vários anos e de imediato lembramos das transmissões que realizamos juntos em 1986 na Rádio Cacique II FM 96,5 MHz.

Foi quando citei que tinha guardado algumas chamadas das jornadas esportivas publicadas no extinto Popular da Tarde de São Paulo e no Diário de Sorocaba.

Acho legal compartilhar com vocês esses registros de um período em que o rádio esportivo era muito forte no interior de São Paulo.

O Popular da Tarde tinha a coluna “As rádios do Interior”. Na quarta-feira, 19 de março de 1986, as emissoras do Interior transmitiram os seguintes jogos: Corinthians x Paulista de Jundiaí, São Paulo x XV de Piracicaba, Ferroviária x Portuguesa, Mogi Mirim x Guarani, Ponte Preta x Botafogo, Comercial x Juventus, América de Rio Preto x São Bento e Internacional de Limeira x XV de Jaú.

Coluna “As rádios do Interior”, Popular da Tarde (19/03/1986)

Narrei América x São Bento com os comentários de Tadeu Bismara. Viagem que jamais esquecerei. Na volta de Rio Preto, tomado pelo cansaço, Tadeu saiu da faixa e chegou a tocar na lateral de outro carro. Felizmente foi só um susto.

Rádio Cacique FM direto de Rio Preto

Naquela noite três emissoras de Sorocaba estiveram em Rio Preto. Não tinha transmissão pela televisão. Era algo de outro mundo imaginar que um dia todos os jogos do Paulistão e de outros estaduais seriam mostrados ao vivo em um canal por assinatura.

Lembrando o início da música “Mágoa de Boiadeiro” (Índio Vago – Nonô Basílio), pay-per-view “antigamente nem em sonho existia”.  A gente vivia em outra realidade

O jogo foi no antigo estádio do América próximo ao cemitério. Reza a lenda, que certa vez um locutor esportivo abriu a jornada dizendo. “Falamos do Mário Alves Mendonça em frente ao cemitério, onde vivem os mortos”.

A Rádio Cacique AM tinha uma equipe muito forte montada com o patrocínio do Grupo Pagliatto/Minercal que narrava também os jogos do tradicional Campeonato Varzeano de Sorocaba aos domingos pela manhã. O narrador principal era Edgard Felipe que fez história no rádio paranaense e morreu aos 57 anos em 23 de abril de 2016.

Um dos repórteres era Heraldo de Oliveira que começou na Rádio Convenção de Itu e trabalhou comigo na Jovem Pan.

Pela Rádio Clube narrou Décio Fernandes que na chamada do Popular da Tarde aparece como Décio Fernando.  O meu nome também saiu errado com W e Y. Vale lembrar que a Rádio Clube também tinha Jurandir Matheus um dos grandes nomes do rádio esportivo sorocabano.

O repórter da  Rádio Clube era o meu conterrâneo Clodoaldo Armando Judica que faleceu em 2011. Morou e trabalhou como dentista do Sesi por muitos anos em Sorocaba. Boa parte desse tempo acompanhando jogos do Azulão.

Clube, Cacique AM e Cacique II: as rádios de Sorocaba em São José do Rio Preto

Entre as emissoras de Rio Preto, a coluna destacou apenas a Rádio Independência mas outras  também marcaram presença. Era preciso mandar a escala para o jornal para ter a publicação.

A Indepedência contava com o narrador Hitler Fett um dos nomes mais respeitados do radio interiorano  e com quem tive a felicidade de trabalhar na Jovem Pan Rio Preto (900 KHz).

Nos Jogos Abertos do Interior de 2001, passamos dez dias juntos entre 4 e 14 de outubro  em uma cobertura bem legal que a Jovem Pan fez voltada para Rio Preto com o patrocínio do Banco do Brasil. Fui para Rio Preto em companhia do repórter João Antonio de Carvalho, do técnico de externa Francisco Palitos e do motorista Luís Carlos Tchermeo.

Mas voltando as chamadas de futebol, o Diário de Sorocaba divulgava todas as transmissões da Cacique II FM. Houve inclusive uma parceria com a Rádio Universal de São Roque que durou apenas alguns jogos.

Por isso, São Bento x Comercial de Ribeirão Preto era anunciado também com os comentários de Wladimir Agmont, as reportagens de Antonio Carlos Ferraz e o técnico de externa Antonio Pereira de Souza, companheiros da equipe de esportes de São Roque.

A intenção era que a Rádio Universal retransmitisse todos jogos do São Bento, mas os custos de linha logo de início inviabilizaram o projeto.

Chamada no Diário de Sorocaba, domingo 21 de fevereiro de 1986

Sublinhados os participantes da jornada na Vila Belmiro

Parceria Rádio Cacique II FM e Universal de São Roque

 

Botafogo x São Bento. Diário de Sorocaba 16 de abril de 1986

Para divulgar a equipe, Tadeu Bismara também fez uma tabelinha com os jogos do returno do Paulistão 1986. Quem meu deu a tabelinha que publico abaixo foi o radialista Carlos Roberto do Santos (Pardo) que nesse período também andou trabalhando no rádio sorocabano.

Nessa altura do campeonato eu praticamente não fazia mais narrações na Cacique II FM porque o Paulistano de São Roque passou a disputar pela primeira vez o Campeonato Paulista da Terceira Divisão.

Era funcionário da Rádio Universal de São Roque com registro em carteira e passei a fazer os jogos do Mamute da Vila Aguiar nos finais de semana, além de apresentar de segunda a sexta-feira o programa Linha Aberta no período da manhã. Assim, narrei apenas alguns jogos do São Bento no meio de semana onde eu ganhava cachê.

Tabelinha do Paulistão 1986 (frente)
Tabelinha do Paulistão 86 (verso) com os integrantes da equipe e apoio do candidato Nelson do Carmo
Tabelinha Paulistão 86. Em destaque os jogos do São Bento. O traço em vermelho era tão forte que quase não se via o nome do adversário do Azulão

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *