Alunos ocupam o Instituto Federal em São Roque contra PEC que limita gastos públicos. As aulas deverão ocorrer normalmente
Alunos do Instituto Federal São Paulo (IFSP) Campus São Roque, na Rodovia Quintino de Lima (Bairro do Goianã), ocuparam parcialmente o prédio da entidade no início da noite desta quinta-feira (24) para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece limite para os gastos públicos nos próximos 20 anos. As manifestações também são contra a Medida Provisória 746, que trata de mudanças no ensino médio.
A ocupação deve ser mantida até a próxima terça-feira (29) quando a PEC será votada em primeiro turno no Senado.
Aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 26 de outubro, a PEC 241 tramita no Senado onde recebeu uma nova numeração passando a ser a PEC 55.Segundo apurou o site foram ocupadas a secretaria, diretoria, sala dos professores e auditório. A informação é que apesar de toda a movimentação as aulas ocorrerão normalmente nesta sexta-feira para que não ocorra prejuízo, principalmente, para os alunos que têm formatura marcada para o dia 20 de dezembro.
A decisão de ocupar o campus São Roque do Instituto Federal foi discutida em assembleia na semana passada que contou com cerca de duzentos alunos. Na oportunidade, ficou acertada a realização de uma votação secreta que ocorreu nesta quarta-feira (23).
A apuração foi realizada nesta quinta-feira quando mais de 60% dos votantes decidiram pela ocupação parcial.
O site também apurou que além de se posicionarem contra a PEC, os alunos deverão realizar durante a ocupação atividades como a limpeza do terreno do IFSP.
Na terça-feira, alunos e servidores do IFSP deverão realizar um protesto nas ruas de São Roque.
Na segunda-feira, a Câmara Municipal de Mairinque aprovou por unanimidade uma moção de repúdio contra a PEC 55. O mesmo já havia ocorrido com a Câmara de São Roque.
Parabéns aos alunos!!! Fora Temer!