Retorno à origem. Fatec São Roque recebe o nome de Dr. Bernardino de Campos determina decreto do governador Tarcísio de Freitas

A Fatec São Roque passar a ser “Faculdade de Tecnologia Dr. Bernardino de Campos”, conforme o Decreto nº 69.547, de 22 de maio de 2025, assinado pelo governador Tarcísio de Freitas, que entrou em vigor nesta sexta-feira (23 de maio) com a publicação no Diário Oficial.
“A mudança resgata a identidade histórica do prédio onde a Fatec está instalada (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 132 – centro). Um espaço de grande valor para a cidade que, durante muitos anos, foi sede do Grupo Escolar Dr. Bernardino de Campos”, comentou o prefeito de São Roque, Guto Issa.
O “Dr. Bernardino de Campos” é considerado o primeiro grupo escolar do Estado de São Paulo. Em 7 de agosto de 1893, Bernardino de Campos, então presidente do Estado de São Paulo (cargo equivalente ao de governador), publicou a Lei nº 169, que determinava: “Nos lugares em que, em virtude da densidade da população, houver mais de uma escola no raio fixado pelo Conselho Superior de Instrução Pública, poderá fazer funcionar em um só prédio, para esse fim construído, no ponto que for mais conveniente”.
Na condição de inspetor do 24º distrito, o professor Júlio César de Oliveira sugeriu ao governador que seis escolas em pontos isolados de São Roque fossem agrupadas em um único prédio, visando eliminar dificuldades e melhorar a qualidade educacional das crianças. Foram reunidos os alunos do Centro, Marmeleiro, Pinheirinho (atual Maylasky), Taboão, Sebandilha (bairro de Mairinque que pertencia a São Roque) e Saboó. Assim nasceu o Grupo Escolar, que algum tempo depois passaria a ser conhecido como “Grupão”.
A ideia foi acatada e transformada em lei em 3 de novembro de 1893, sendo que, em 24 de setembro de 1894, os primeiros grupos escolares foram oficializados. São Roque saiu na frente, tanto que recebeu o nome de Grupo Escolar “Bernardino de Campos”. O primeiro diretor foi o professor Manoel Martins Villaça.
O professor Júlio César de Oliveira era o responsável pela sede de São Roque, que incluía os municípios de Santana de Parnaíba, Cotia, Una (atual Ibiúna), Piedade e Araçariguama (que se tornou distrito de São Roque nos anos 1930 e se emancipou em 1992).
Com o encerramento das atividades do Grupo Escolar Bernardino de Campos e a criação da Fatec São Roque (Decreto nº 58.413, de 25 de setembro de 2012, do governador Geraldo Alckmin), havia uma demanda para que o antigo nome fosse mantido.
“O Zé do Nino era uma das pessoas que mais cobrava esse resgate”, comentou em entrevista o professor Clóvis Dias, ex-diretor da Fatec São Roque e atual diretor-superintendente do Centro Paula Souza, que administra todas as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) no Estado de São Paulo. José Carlos Dias Bastos (Zé do Nino) é uma dos moradores mais tradicionalistas da cidade e cursou o primário no antigo Bernardino de Campos.
O prefeito Guto Issa reconheceu o apoio da direção da Fatec São Roque. “A mudança foi possível graças ao trabalho do superintendente do Centro Paula Souza, Clóvis de Souza Dias, que foi diretor da Fatec São Roque entre 2018 e 2024, e da atual diretora, professora Esmeralda Serpa. Um empenho que fortalece a identidade da unidade e valoriza a história da educação em São Roque.”
A Fatec São Roque e a diretora Esmeralda Serpa postaram nesta sexta-feira no Instagram: “Agora é oficial!!! Fatec São Roque ‘Dr. Bernardino de Campos’ – tradição e inovação no mesmo lugar”.
FATEC INSCRIÇÕES ABERTAS
Neste momento de reconhecimento histórico, é importante olhar para o futuro e valorizar o ensino público e gratuito oferecido pela Fatec São Roque. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 6 de junho de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 50,00, valor mais baixo do que no vestibular anterior.
No dia 25 de junho, a partir das 15h, será divulgado o local do exame previsto para o domingo 29 de junho, às 13h. A Fatec São Roque oferece quatro cursos, três no período noturno (Gestão Comercial, Gestão de Turismo e Sistemas para Internet) e um no período da manhã (Gestão de Empreendimentos Gastronômicos).
NOVA DIREÇÃO
Termina nesta sexta-feira (23 de maio) a votação para a formação da lista tríplice para o novo comando da Fatec São Roque. A lista será encaminhada à Superintendência do Centro Paula Souza.
Os candidatos são os professores Douglas Alexandre Dias (coordenador de curso da Fatec São Paulo), Pedro Antonio Galvão Neto (coordenador do curso de Sistemas para Internet da Fatec São Roque), Renata Castro Cardias (coordenadora do curso de Empreendimentos Gastronômicos da Fatec São Roque) e Tung Chiun Wen (docente da Fatec São Roque).
A consulta conta com a participação da comunidade acadêmica – alunos, professores e administrativos – começou no dia 16. O processo ocorre com a saída do professor Clóvis Dias, nomeado diretor-superintendente do Centro Paula Souza pelo governador Tarcísio de Freitas. A professora Esmeralda Serpa assumiu a direção no final do ano passado de forma provisória.