ARQUIVO VIVO JORNAL O DEMOCRATA

Em 1979, o jubileu de ouro da Romaria do Cavaleiros de São Jorge com a inauguração do obelisco

 

José Egydio Capuzzo, presidente da Romaria, discursa na inauguração do obelisco com a imagem de São Roque

A Romaria dos Cavaleiros de São Jorge a Pirapora do Bom Jesus, criada pelo Monsenhor Silvestre Murari, tem sua história registrada pelo Jornal O Democrata desde a primeira edição em 29 de abril de 1929. Em 2023, será a 92ª edição, a sequência foi interrompida por dois anos (1920 e 21) por conta da pandemia de Covid-19.

O Arquivo Vivo resgata o cinquentenário da romaria em 1979 quando da inauguração do obelisco com a imagem de São Jorge na Avenida John Kennedy com a Avenida Tiradentes. A imagem foi furtada em na madrugada de 5 de julho de 2021, mas felizmente recuperada dois dias depois, em Itaquaquecetuba, após uma ligação anônima para a Guarda Municipal de São Roque.

No ano do jubileu de ouro, a Sociedade Cívica e Religiosa dos Cavaleiros de São Jorge organizou uma programação especial. O presidente José Egydio Capuzzo utilizou-se do Jornal O Democrata para convocar todos os cavaleiros para uma reunião na Corporação Musical “Liberdade” para tratar de importantes assuntos assuntos da 50ª edição.

Convocação de reunião na Banda 7 de Setembro para definir a programação dos 50 anos a Romaria dos Cavaleiros de São Jorge

Na saída da romaria, a inauguração do obelisco com autoridades e os cavaleiros Dragões da Independência da Polícia Militar de São Paulo. Homenagem especial ao romeiro Benedito Amaro da Silva (Castelinho) que até então tinha participado de 49 edições.

Jornal O Democrata (5 de maio de 1979) trouxe a cobertura completa do ano de ouro da Romaria dos Cavaleiros de São Jorge a Pirapora

A Romaria de São Jorge como de costume ocorreu nos dias 30 de abril e 1º de maio (segunda e terça-feira), mas naquele ano a programação estendeu-se até fim de semana seguinte. No sábado (5), no Restaurantes Jusssara (Recinto da Festa do Vinho/Recanto da Cascata), a exibição de produção cinematográfica de José Henrique Campos de Oliveira “com vários filmes, destacando-se a Romaria de 1977 com a narração de Henrique de Gaspri e ainda Festa de Agosto de 1977, desfile de 7 de Setembro de 1977 e projeção de slides da Romaria de 78”

No domingo, o encerramento com festiva alvorada e às 18h o momento de meditação da Ave Maria. Na Praça da Matriz, discursos do prefeito Quintino de Lima, José Egydio Capuzzo, vigário Antonio Carlos Barra, entrega de medalhas, troféus e cartões de prata com a participação da Banda Carlos Gomes e cobertura de som da Publisom.

O deputado estadual Agenor Lino de Mattos (MDB) homenageou os cavaleiros Quintino de Lima [o prefeito costumava abrir a romaria em uma charrete], Rubens de Andrade, José Egydio Capuzzo, Francisco Onofre de Oliveira e Benedito Amaro da Silva (Castelinho).

Depois brindes para o público, especialmente para as crianças, em comemoração ao Ano Internacional da Criança, e apresentação de José Pedroni e Nelson do Cavaquinho e seu conjunto. O Jornal O Democrata também foi homenageado pelos 62 anos de fundação.

Encerramento da programação dos 50 anos no domingo 6 de maio; reportagem do Democrata de 12 de maio

O Democrata publicou o acróstico “1929/1979 – Meio Século de Romaria”, de autoria de Carlos Vieira de Toledo em homenagem ao Monsenhor Silvestre Murari, e a poesia “Cavaleiros de São Jorge” com o pseudônimo “Um Romeiro”.

 

 

 

 

 

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *