A médica Anselma Foglia é a primeira a receber a medalha Nhá Vita criada pela vereadora Dra. Cláudia Pedroso
A médica ginecologista Anselma Foglia foi a primeira mulher a receber a medalha do mérito “Nhá Vita” iniciativa da vereador Dra. Cláudia Pedroso que também é a autora do projeto que criou a homenagem que será entregue todos os anos na sessão solene do Dia Internacional da Mulher.
ENTREVISTA COM A MÉDICA ANSELMA FOGLIA E A VEREADORA DRA. CLÁUDIA PEDROSO
Na sessão deste ano, realizada em 9 de março, receberam placas homenagens Lina Sgueglia de Góes, Rosa Maria Salvetti Nunes e Maria do Carmo da Silva Nunes, indicadas, respectivamente, pelos vereadores Cabo Jean, Niltinho Bastos e Israel Toco.
Parascovia Virgínia Volcov Viveiros foi homenageada com a medalha “Faustina Maria das Dores” (primeira vereadora de São Roque) indicação do vereador Clóvis da Farmácia.
BIOGRAFIA DE ANSELMA FOGLIA apresentada no projeto de Decreto Legislativo da 7/2023 que concedeu a medalha Nhá Vita.
Anselma Foglia nasceu em 27 de abril de 1970 na capital paulista. Filha de Anselmo Foglia, de quem herdou o nome, e de Laurinda Alves da Cunha Foglia. Cursou do pré-primário até a oitava série no “Grupão” – EEPG “Dr. Bernardino de Campos”, entre os anos de 1976 a 1984. Posteriormente, concluiu o colegial no colégio Barão-Objetivo.
Anselma frequentou cursinhos em Sorocaba e em São Paulo em busca do sonho da aprovação em medicina. O esforço não tardou a render frutos e cursou medicina da Universidade de Santo Amaro (antiga OSEC), na qual obteve o diploma de médica em 1996.
De 1997 a 1999 especializou-se na área de ginecologia e obstetrícia nos hospitais Stella Maris (Guarulhos) e Leão XIII (São Paulo). Atuou até o ano de 2007 na área de ginecologia e mastologia no Hospital São Joaquim – Beneficência Portuguesa de São Paulo, período em que conduziu o tratamento de mama de várias pacientes são-roquenses. Na mesma época, tornou-se membro do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de São Roque. Na função de médica plantonista da maternidade, teve a honra e a felicidade de, através de suas mãos, trazer ao mundo inúmeros bebês são-roquenses.
No ano de 2006, em conjunto com a psicóloga Neiva Guarnieri de Oliveira, teve a ideia de organizar um grupo para prevenção do câncer de mama. Com a colaboração de muitas de suas próprias pacientes, organizou e realizou diversas palestras e encontros voltados para a construção de uma rede de apoio afetivo, psicológico e jurídico para as mulheres acometidas pela doença.
Os trabalhos do grupo perduraram por seis anos. Ainda hoje, tanto tempo depois, pacientes e familiares anseiam pela retomada das atividades, tamanho o resultado dessa união que impactou diretamente a vida de dezenas (talvez centenas) de pessoas.
Dra. Anselma acumula décadas de experiência na saúde pública. Atua na prefeitura de Araçariguama desde 1999 e desde 2000 na Prefeitura de São Roque, onde é concursada. Colaborou também com as prefeituras de Ibiúna, Mairinque e Vargem Grande Paulista.
Além disso, foi voluntária na Obra Assistencial de São Roque fazendo parte da diretoria e participando da venda de pastéis. Atualmente, além das prefeituras citadas, atende também em Taboão da Serra, como plantonista no PS Antena (serviço exclusivo SUS) e como plantonista à distância na Unimed São Roque.