Saneaqua orienta sobre necessidade de uso consciente de água no verão
O uso da água está presente em várias ações do cotidiano de qualquer pessoa. E, em muitas delas, o consumo desse recurso tão importante pode ser reduzido com medidas bastante simples.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 110 litros de água por dia para que se possa atender às necessidades de consumo e higiene, mas o que se observa é um uso individual bastante superior a tal recomendação.
Em 2021, o consumo médio por habitante/dia em Mairinque foi de 166 litros, o que significa que cada pessoa consumiu, pelo menos, 56 litros de água a mais por dia que o indicado pela ONU.
Com as temperaturas já habitualmente elevadas durante o verão e, diante das fortes ondas de calor que atingiram a região sudeste nas últimas semanas, com máximas acima dos 33 graus em Mairinque, o consumo de água no município também se elevou.
Assim, diante de seu compromisso com a população, a concessionária Saneaqua, responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, volta a alertar para a necessidade de um uso mais consciente e sem desperdícios, especialmente neste verão.
“Apesar das recentes chuvas ocorridas no município, possibilitando certo alívio para as condições de níveis e vazões dos mananciais (Fiscal e Carvalhal), devemos relembrar o longo período de seca vivenciado em 2021, que decorreu a um estresse hídrico em nossa região.”
“Vale destacar que o volume de chuvas ainda tem se mantido abaixo das médias climatológicas históricas. E, mesmo com a rotina regular e contínua do abastecimento na cidade, se faz necessário um compromisso coletivo para um uso mais consciente de água”, destaca o gerente de operações da concessionária, Bruno Gravatá.
O gerente esclarece ainda que agora, durante o verão, neste período mais chuvoso do ano, é o momento ideal de se agir coletivamente para a conservação dos mananciais. “Cada gota de água preservada neste período, será muito importante para os próximos meses mais secos”, afirma.
Sabendo disso, a Saneaqua mantém a campanha “Jogando junto pela água”. Uma iniciativa lançada no ano passado e que segue de maneira contínua buscando incentivar a prática de pequenas mudanças no cotidiano das pessoas, com simples ações para evitar desperdícios.
A campanha tem uma página exclusiva https://jogandojuntopelaagua.com.br/. O site reúne dicas e informações sobre o assunto, e permite que as pessoas acompanhem os dados atualizados das condições dos mananciais do município, os índices pluviométricos registrados na cidade, e um detalhamento das ações da concessionária.
“Jogando junto pela água é uma iniciativa planejada para levar esclarecimento e conscientização à população. Esperamos contar com o apoio de todos com mudanças de hábitos necessárias”, destaca Gravatá.
DICAS PARA UM CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA
- Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça. Ao escovar os dentes com ela aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água em apenas dois minutos.
- Tome banhos curtos. Cinco minutos são suficientes para fazer a limpeza do corpo e, enquanto você se ensaboa, o registro deve ser fechado. Isso gera uma economia de até 30 mil litros no ano.
- Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de apenas dois milímetros na tubulação de uma única casa desperdiça 3.200 litros de água por dia.
- Organize a louça antes de lavá-la. Use uma bacia para deixar os utensílios de molho, para amolecer a sujeira, lave toda a louça e enxágue tudo de uma única vez. Isso também ajuda na economia.
- Varra as calçadas em vez de lavá-las. Jamais use a água da mangueira para “varrer” a sujeira.
- Converse com as pessoas à sua volta sobre o consumo consciente de água, incentive ações de economia e redução no uso desse bem tão valioso.