AISAM há 30 anos representando as indústrias da região com conquistas para a comunidade
A AISAM (Associação das Indústrias de São Roque, Araçariguama, Alumínio e Mairinque) completou em agosto 30 anos de fundação.
Em 1986, o Brasil vivia o Plano Cruzado e José Sarney convocava “os brasileiros e brasileiras” para que fossem os fiscais do presidente na luta contra a inflação.
“As indústrias de São Roque e Mairinque tinham a necessidade de ter uma entidade que as representassem. A ideia inicial era ter uma alternância na presidência entre os diretores de empresas de São Roque e Mairinque”
“Araçariguama e Alumínio ainda eram distritos e com as emancipações se encaixaram na letra ‘a’ da sigla”, recorda o atual presidente Vinicio Cesar Pensa um dos fundadores da AISAM e integrante da primeira diretoria (1986/87).
VEJA ENTREVISTA COM VINICIO CESAR PENSA
Nesses trinta anos de história, a AISAM participou diretamente da criação do Plano de Saúde Santa Casa. “Vendemos a ideia do plano de saúde que foi aceita pelo provedor Vitório Cattai com base na iniciativa de Limeira. Durante muitos anos a AISAM teve participação na coordenação do plano. O presidente da AISAM era presidente do Conselho Curador”.
A AISAM participa de campanhas uma delas para a recuperação do acesso à Castello Branco nos anos 90. “A Prefeitura não tinha dinheiro para o material, o DER não tinha máquina e as empresas sofriam com estrada esburacada. Fizemos boas reuniões na sede da AISAM com os prefeitos da região. O DER deu a massa asfáltica, as prefeituras equipamentos e AISAM pedra, areia, brita. Recuperamos de uma forma precária, mas que funcionou”
No campo esportivo, organiza os JAISAM (Jogos da Aisam) que deu sequência ao caminho aberto pelos Jopeme (Jogos Penalty/Metalur) e Jopes (Jogos Operários).
Conquistas importantes vieram com o apoio a Paulo Skaf para a presidência da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
“Sendo uma pessoa do ramo têxtil conhecia o Skaf há mais de trinta anos. Apesar dele ser o vice-presidente da Fiesp, o presidente Horácio Piva não aceitava muito passar o bastão para o Paulo Skaf”, recorda
“Fomo atrás de votos. Na eleição da FIESP são os sindicatos patronais que elegem. Na época eu convenci o presidente do SindusVinho, Cláudio Góes, a apoiar o Skaf. Levei o Cláudio para um almoço e o Paulo explicou todo o interesse em desenvolver as entidades Sesi e Senai de forma mais agressiva”.
Eleito, Paulo Skaf nos deu uma diretoria na região chamada Depar (Departamento de Ação Regional) a qual tem 51 em todo o Estado. Em São Roque, abrange a mesma região da AISAM”.
Foi assim que São Roque ganhou em 2011 uma nova escola do Sesi (Avenida Bernardino de Lucca) no ano que a AISAM completou 25 anos.
“Conseguimos uma nova escola para Alumínio. Lá são quatro andares com elevadores e está na fase de mobiliário e uma escola Senai para Mairinque no terreno da Fepema (Festa do Pêssego).”
‘Só não conseguimos para Araçariguama porque demoraram a perceber a importância de doar o terreno. A única coisa que o Sesi/Senai pede é o térreo doado. É o menor valor em um investimento que ultrapassa 40 milhões de reais.”
“No caso de São Roque, a AISAM é uma entidade que representa os empresários junto ao prefeito, com assento no Condema (Conselho de Desenvolvimento e Meio Ambiente) e ConCidade (Conselho da Cidade) que é o guardião do plano piloto da cidade.”
“O mesmo ocorre nas outras cidades. Além de convênios que uma empresa não conseguiria fazer sozinho. A AISAM tem todo esse pacote de serviços.”
Em parceria com o Sebrae e Sesi/Senai promoveu diversos cursos profissionalizantes para a região.
“São cursos que nem sempre beneficiam os industriários, mas que atendem uma demanda. Caso da pintura automotiva que havia necessidade na região”.
“Trouxemos aqui na Brasital um curso de montadores de móveis porque havia uma necessidade na região. Era um problema sério, as lojas de São Roque dependiam de gente que vinha de Osasco. A AISAM tem todo esse pacote de serviços”.
NO TEMPO DO VÍDEO CASSETE
Na sala do presidente Vinicio Cesar Pensa estão dois equipamentos que fazem parte do museu da entidade. Uma TV a cores e um vídeo cassete.
“Quando ainda estava na antiga sede na rua Dr. José Brenha Ribeiro tínhamos uma sala de aula. Um monitor pago pela AISAM tinha o trabalho de gravar em fita e apresentar nas aulas noturnas.
Fomos os pioneiros. A primeira entidade a firmar uma parceria com a FIESP no Telecurso que era a grande novidade do Sesi.”
ATA DE FUNDAÇÃO
DIRETORES E CONSELHEIROS
ANTIGA SEDE
APOIO DA FIESP
EVENTO:
CAMPANHA DE RECUPERAÇÃO DO ACESSO À CASTELLO
DIRETORIA:
EXPOSIÇÃO
AISAM 1996
CURSOS
Curso na Brasital em parceria com Sebrae anos 90
EVENTO:
POSSE:
Diretoria 2003/2005: presidente Reinaldo Mastrogiuseppe (quarto da esquerda para direita)
REUNIÃO DE TRABALHO
REUNIÃO COM O PREFEITO MAIRINQUE
JAISAM:
JAISAM: