COVIDNOTÍCIAS

Os casos de coronavírus na Região Metropolitana de Sorocaba

Com o inicio do processo de reabertura gradual no Estado de São Paulo, a São Roque Dados, em parceria com o Vander Luiz, traz informações sobre a Região Metropolitana de Sorocaba, na qual São Roque está incluída. Abaixo, os dados oficias de todas as cidades no dia 01 de Junho.

 

Números Absolutos

Ao clicar em cada cidade é possível ver o número de casos. Quanto mais escuro, maior o número de casos, quanto mais claro, menor o número de casos.

No primeiro mapa é possível ver como Sorocaba apresenta um número quase 10 vezes maior de casos do que as outras cidades da região. Logo atrás um grupo de 4 cidades que já ultrapassaram os 100 casos: Itapetininga, Itu, Tatuí e Votorantim. Na nossa região, o destaque é feito para Ibiúna e São Roque com maiores números.

 

De acordo com a população

Neste segundo mapa temos dados que levam em conta a população de cada cidade da Região Metropolitana de Sorocaba. Os indices representam o número de casos a cada 10 mil habitantes, ou seja, se uma cidade tem o índice 10 isso significa que a cada mil habitantes dessa cidade, 10 já foram infectados.

Desse modo podemos ver como Sorocaba que é a cidade com maior número de casos na região, com quase 1000 casos registrados até 01/06, não é a pior nesse índice. Capela do Alto e Piedade são as cidades que apresentam o pior índice (cerca de 15 infectados a cada 10 mil). As cidades de Tapiraí e Alambari são pontos fora da curva, pois sua população é muito baixo (menos de 10 mil habitantes) o que torna os índices dessas cidades exagerados.

Na nossa região o destaque é para Ibiúna, que se mantem como a cidade com mais casos, e Mairinque, que apesar dos poucos casos, apresenta um alto número para a quantidade de habitantes

 

Dados atrasados

O leitor atento deve ter notado que os números não condizem com o que já foi apresentado pelas prefeituras. Acontece que a base de dados utilizados é a Secretária de Saúde do Estado de São Paulo, que apresenta um atraso na atualização dos dados. É por isso os números apresentados são menores dos números divulgados pelas prefeituras.

São Roque Dados é uma iniciativa de divulgação de dados realizada pelo cientista social Felipe Angiolucci, com objetivo de tornar mais acessível as informações sobre São Roque e região

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *