NOTÍCIASTURISMO

Vila Don Patto traz para o Carnaval de São Roque a tradição portuguesa de Caretos de Podence

 

Os mascarados das regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro trazem para o Carnaval de São Roque o tradicional Careto de Podence, na Vila Don Patto de sábado a terça-feira (22 a 25 de fevereiro).

Em dezembro do ano passado, o Careto de Podence passou a ser considerado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade. Nesta seleta lista, Portugal também tem o Fado e Cante Alentejano, a Dieta Mediterrânica, a Faloaria e os “Bonecos de Estremoz”.

No Entrudo Chocalheiro “diabos transtornados” usam trajes coloridos com franjas e chocalhos amarrados na cintura. Os mascarados saem pelas ruas da aldeia de Podence no domingo e na terça-feira da Carnaval interagindo com as pessoas que encontram pelas ruas.

A iniciativa também é uma forma de resgatar a memória e a cultura das famílias portuguesas que ajudaram a construir a história de mais de trezentos anos de São Roque.

No Don Patto, o Careto de Podence terá as danças típicas e marchinhas. Como ocorre em Portugal, haverá um tour pelo complexo da Vila Don Patto e os foliões serão convidados para um passeio no centro de São Roque. O descolocamento para a região central será feito em uma jardineira.

Enquanto os adultos se divertem com a folia portuguesa, as crianças poderão participar de uma divertida oficina de máscaras. Como se diz em Portugal, os miúdos terão um espoa com glitter, lantejoulas, tintas e acessórios para personalizar máscaras e curtir a festa. Estas atividades serão no domingo e segunda-feira (22 e 23), das 13 às 17 horas.

Carna Vila – Os Caretos chocalheiros do Carnaval de Podence
Vila Don Patto – Estrada do Vinho, km 2,5 – São Roque (SP)
Data: 22 a 25 de fevereiro
Horário: 12h às 17h30
Reservas e informações: (11) 9 7563-9637

acesse www.viladonpatto.com.br

Caretos de Podence no Carnaval da Vila Don Patto

 

Programação especial para as crianças

 

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *