Vereador Ita perde a cadeira na Câmara de Votorantim após cassação da candidatura de Pastor Lilo

O vereador Adeilton Tiago dos Santos, o Ita (PRD), deixou nesta quinta-feira (21) a cadeira que ocupava na Câmara Municipal de Votorantim. Quem assume em seu lugar é o ex-vereador Pastor Dr. Luiz Carlos (PL).
A mudança ocorreu em razão de uma decisão da Justiça Eleitoral, que determinou uma nova contagem de votos das eleições municipais de 2024, devido a anulação da votação do ex-vereador Aliso Andrei Pereira de Camargo (Pastor Lilo, MDB).
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) manteve a cassação da candidatura e a inelegibilidade por oito anos, por abuso de poder político e econômico. O caso está relacionado a suposta promoção de candidaturas durante cultos na Igreja do Evangelho Quadrangular.
A defesa de Pastor Lilo recorreu da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, seus votos deixaram de ser contabilizados, o que resultou na redistribuição das vagas entre os partidos, conforme o quociente eleitoral.
Ita afirmou ter recebido com surpresa a decisão judicial e se emocionou em seu pronunciamento. Disse que espera reverter a situação e que está disposto a aceitar um cargo na atual administração onde era o líder de governo. Em entrevista coletiva, o presidente da Câmara, Rodrigo Kriguer (PSD), disse que dará sequência aos trâmites necessários para a posse de Luiz Carlos dos Santos.
VEREADOR EXERCIA TERCEIRO MANDATO
Adeilton Tiago dos Santos (Ita) estava cumprindo o terceiro mandato após ter recebido 1.380 votos nas eleições de 2024. Em 2016, elegeu-se com 918 e reeleito, 2020, com 1,382 votos. Nascido em Cascavel, norte do Paraná, o perfil da Câmara Municipal de Votorantim diz que ele se considera um votorantinense de coração. Filho de Jose Tiago dos Santos e Maria de Lourdes dos Santos chegou à cidade com a família em 1980. Casado com Nane é pais de dois filhos (Luan e Gabriel) e tem os netos Bernardo e Levi.