DESTAQUENOTÍCIAS

Tentativa de fuga na cadeia de São Roque; presos fizeram um buraco na parede da cela

 

Na madrugada desta quarta-feira de cinzas (14) ocorreu uma tentativa de fuga na antiga cadeia de São Roque que hoje funciona como unidade transitória de presos.

A pronta ação de um carcereiro e de um policial civil evitou a fuga de onze presos que estavam em uma das celas.

Foi aberto um buraco junto a parede lateral (lado do Terminal Rodoviário) e a ação foi evitada quando um dos presos já estava colocando o corpo para fora.

Buraco aberto na parede da cela dando acesso à lateral da cadeia

Por volta das 4h30 da manhã, o carcereiro ouviu batidas na parede. Em companhia de um policial civil foi feita uma vistoria e nada foi observado de anormal.

“No entanto, quando da vistoria na parte externa observaram a movimentação de um braço na parede lateral. Prontamente foi feito um disparo de advertência e o preso retornou para a cela”, informou o escrivão Anderson Góes.

Barra de ferro usada na tentativa de fuga com a abertura de buraco na parede

Imediatamente a Polícia Militar foi acionada e uma viatura que estava nas proximidades se dirigiu a antiga cadeia e outros policiais foram acionados.

Com a situação controlada foi feita a contagem dos presos e a constatação de que não houve nenhuma fuga.

Muro lateral da cadeia por onde os presos tiveram a tentativa de fuga frustrada 

CELA TINHA 11 PRESOS

O investigador Anderson relatou que 37 homens estão presos em São Roque aguardando audiência de custódia (prisão em flagrante) ou transferência para presídios. Na cela onde ocorreu a tentativa de fuga estavam onze presos.

Segundo a Polícia Civil, um deles assumiu a autoria do plano de fuga. Trata-se de condenado por dois crimes pela Justiça de Minas Gerais que foi capturado em Votorantim. Ele está há 15 dias em São Roque e a transferência para um presídio estava prevista para quinta-feira.

Cela onde ocorreu a tentativa de fuga tinha 11 presos

AUDIÊNCIA COM O SECRETÁRIO

A desativação total da cadeia de São Roque é um dos grandes anseios da população de São Roque. A imagem do governador Geraldo Alckmin e do ex-prefeito Daniel da Padaria derrubando a porta de uma das celas parecia ser o fim de um antigo problema.

No entanto, São Roque passou a receber presos detidos no fim de semana de toda na região até que ocorram as transferências.

O presidente do CONSEG São Roque, Ronaldo Alves, anunciou na semana passada que nos próximos ocorrerá uma audiência com o secretário de Segurança Estadual de Segurança, Mágino Alves Barbosa Filho, e antecipou que um dos assuntos será a total desativação da cadeia de São Roque. Outro tema será a criação de um pelotão da PM em São João Novo.

 

 

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *