Teatro. “Quarto de Despejo” nesta sexta-feira na Brasital. A história da catadora de papel Carolina Maria de Jesus que tornou escritora de sucesso
O monólogo “Quarto de Despejo” será apresentado nesta sexta-feira (6), às 20 horas, na Brasital, em São Roque. O espetáculo tem a direção de Euclides Franco da Franco Produções.
Por sinal, Euclides estará ao vivo nesta sexta-feira no programa Linha Aberta (16h3) e a entrevista poderá ser acompanhado na fan vanderluiz.com.br. Curta a página e receba a notificação. O site www.vanderluiz.com.br também transmite o programa.
O texto é baseado na obra de Carolina Maria de Jesus (1914/1977) uma catadora de papel que escreveu o livro de mesmo nome onde relata a vida dos moradores de favela e os fatos políticos e sociais.
Carolina nasceu na cidade mineira de Sacramento. Na década de 50, morou em uma favela no Bairro do Canindé (São Paulo) e registrava os experiências de vida em um diário.
Descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, o livro “Quarto de Despejo” alcançou grande repercussão, inclusive internacional. No entanto, Carolina morreu pobre e catando papel.
A série “Segunda Chamada” que estreou no ano passado na Rede Globo tem como cenário principal a Escola Estadual “Carolina Maria de Jesus”.
Paulo Gorgulho e Debora Bloch: personagens Jaci e Lucia gravam cena de “Segunda Chamada”. Foto Fábio Rocha/Globo
Apesar da importância da sua obra e do livro fazer parte parte dos mais vendidos e constar em vestibulares, Carolina não tem o reconhecimento merecido.
Euclides Franco retorna a São Roque a convite da Divisão de Cultura e a apresentação ganha ainda mais importância por ocorrer próximo ao Dia Internacional da Mulher comemorado no próximo domingo (8).
Os ingressos são limitados a 120 lugares e poderão ser retirados na Divisão de Cultura das 9 às 12h e das 14h às 17h. Informações e reservas pelo e-mail cultura@saoroque.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4784-3076.
Se a lotação não estiver completa, os ingressos remanescentes poderão ser retirados na hora do espetáculo.
Em setembro do ano passado, a peça “Quarto de Despejo” foi encenada na Brasital Arte Show. Acompanhe a entrevista com Euclides Franco.
ENTREVISTA EUCLIDES FRANCO