COVIDDESTAQUENOTÍCIAS

São Roque é mantida na Fase 2 do Plano São Paulo; mas as regiões de Sorocaba e Campinas estão em alerta

Nova classificação do Plano São Paulo: Região de Sorocaba mantida na Laranja

São Roque e as demais cidades da Região de Sorocaba estão mantidas na Fase 2 (Laranja) do Plano São Paulo para a retomada da economia com a flexibilização da quarentena.

A nova fase vale a partir de segunda-feira (15) até 28 de junho e o anúncio foi feito pelo governador João Doria nesta quarta-feira (10), no Palácio dos Bandeirantes.

No entanto, as regiões de Sorocaba e de Campinas entraram no estado de alerta e os dados apontam que poderão regredir entrando na Fase 1 (Vermelha), que permite abertura somente dos serviços essenciais.

O prefeito de São Roque, Claudio Góes, está preocupado com o aumento no número de casos na cidade e tem reforçado o pedido para que as pessoas mantenham o isolamento social.

Com o início da flexibilização, no dia 1º de junho, houve um aumento considerável no número de pessoas circulando na região central, chegando a lembrar o movimento do período de Natal.

A Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira evoluíram para a Fase Laranja.

No entanto, houve uma piora nos índices de outra regiões.

As regiões de Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente entraram na Fase 1 (Vermelha). Barretos e Presidente Prudente, que inicialmente estavam na Fase 3 (Amarela), apresentaram os piores índices.

No momento, nenhuma região está na Fase 3 (Amarela). Há duas semanas, estavam nesta fase as regiões de Araraquara, Bauru, Barretos e Presidente Prudente.

Comparação das regiões com o início da nova fase da quarentena de 15 a 28 de julho

 

Fase 1 – vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais.

Fase 2 – laranja: controle e aberturas com restrições do comércio varejista, concessionárias, escritórios e imobiliárias.

Fase 3 – amarela: Autoriza a abertura controlada de bares, restaurantes e similares e salões de beleza.

Fase 4 – verde: Libera o funcionamento de academias.

Fase 5 – azul: “normal controlado”, com todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *