APRENDI NA RUA GALERIA P

Rua Padre Marçal – 1987 e 2017

 

Em 1987, a rua Padre Marçal no centro de São Roque tinha no início um ponto de taxi que ficava em frente ao Paço Municipal, além de lojas como a Casa da Irene, nome da proprietária esposa de Donaldo Lopes. Na esquina com a Avenida João Pessoa era o prédio da Telesp (Companhia Telefônica do Estado de São Paulo)

A foto mostra os taxistas Valter Gonçalves (Lambreta) e meu pai Mário de Arruda Rosa (Marico), com o rosto escondido está o também motorista Moisés Rocha.

Rua Padre Marçal, em 1987, com os taxistas Valter Lambreta e Marico. O carro é um Passat pertecente a Moisés Rocha que está encoberto na foto. Arquivo pessoal Valter Lambreta
Padre Marçal, em 2017, com a Galeria Belmont e o estacionamento da agência do Banco do Brasil que fechou recentemente. O prédio foi construído para abrigar a Nossa Caixa (antiga Caixa Econômica Estadual)

Em trinta anos muita coisa mudou, inclusive o “Ponto de Taxi nº 1” que foi para o início da Avenida João Pessoa.

EU ERA ASSIM… AGORA SOU ASSIM

Por sinal, o ponto era chamado de “Nossa Senhora”, inclusive o meu pai tinha no carro uma plaquinha vermelha com a identificação.

Nos anos 70, os telefones em São Roque começavam a partir do número 2000. Tanto que a Santa Casa era 425-2000. O ponto de taxi mantém até o hoje  4712-2002.

Em 1987, é possível ver um ônibus parado lá no fundo em frente ao Bar Jangada, que durante anos foi de propriedade de Paschoal Rabecchini.

Não havia rodoviária e os ônibus intermunicipais paravam na Rua Padre Marçal em frente as agências do Cometa e Nossa Senhora da Ponte.

Também é possível ver a antiga casa do senhor Afonso Marques na esquina com Sotero de Souza, embaixo dela existiam salões comerciais. Em um deles funcionava a Imobiliária Trevo.

Entre tantas lojas e escritórios que a Padre Marçal recebeu nos últimos trinta anos, não poderia deixar de falar que a primeira sede do Jornal da Econonomia também foi no prédio da família Marques quando inauguração em 1990.

No local também funcionava a Transasom Discos e Fitas que deu origem a Transasom Publicidade. O CD estava apenas engatinhando e custava bem mais caro e quase ninguém tinha aparelho para rodá-lo.

A Transasom Discos e Fitas veio para ser vizinha da Deize Modas, loja da mãe do meu sócio e hoje compadre Carlos Mello.

Obrigado ao amigo Valter Lambreta por resgatar essas lembranças.

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS