NOTÍCIAS

Prefeitura de São Roque inaugura Creche/CMEI “Newton Bastos”, na Campininha

Creche da Campininha “Newton Bastos” atenderá 100 crianças

O Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de São Roque inaugura, nesta quinta-feira (13), às 8h30, a CMEI (Centro Municipal de Educação Infanti) no Jardim. Santa Vitória, Campininha.

A cerimônia de entrega restrita (sem participação do público).  A população pode acompanhar a cobertura do Estúdio Giro Mix com o repórter Alan Vianni.

Construída com recurso próprio de R$1.652.076,61,  a creche vai atender cerca de 100 crianças, em período integral.

Tem área de 891,68 m², dotada de estruturas como salas de atividades, amamentação e multiuso; solário; sanitários acessíveis (infantis e adultos); área de higienização pessoal, fraldário, copa, cozinha, despensa, sala dos professores e área administrativa. Além disso conta com pátio coberto e amplo espaço externo para instalação de brinquedos infantis.

PROFESSOR NEWTON BASTOS

A CMEI recebeu o nome de Professor Newton Bastos por intermédio do projeto do vereador Maurinho de Góes. Carinhosamente chamado de Pane, Newton Bastos é pai do vereador Niltinho Bastos que se emocionou durante a votação do projeto.

Newton Bastos (1931/2012): patrono da CMEI da Campininha

Newton Bastos nasceu aos 28 de junho de 1931, na cidade de São Roque e faleceu em 19 de Novembro de 2012, aos 81 anos.

Cursou os dois primeiros anos acadêmicos em Sorocaba e concluiu o primário na primeira turma a formar-se pelo colégio Horácio Manley Lane. Na juventude cursou o Normal, hoje correspondente ao Magistério, e mais tarde formou-se pela Faculdade de Direito de Pinhal, interior de São Paulo.

Lecionou em várias escolas do município, entre elas nas escolas do Saboó e no G.E. Dr. Bernardino de Campos.

Na vida pública passou por diversas áreas dentro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, onde ingressou por intermédio de concurso público no cargo de instrutor oficial e aposentou-se como assessor técnico procurador há 5 anos.

Entre os anos de 1960 e 1961 conciliou com os serviços do Tribunal mais duas atividades profissionais, ambas na função de revisor: na Revista Econômica “Bannas Informa” e no Jornal “O Estado de São Paulo”, oportunidade em que teve o prazer de trabalhar com o estimado amigo Gervásio Cypriano, que hoje também reside em São Roque. Do trabalho no Estadão foi habilitado como Jornalista, inclusive com Carteira conferida pelo Ministério do Trabalho.

Na trajetória como funcionário público foi, por várias vezes, comissionado: duas no Governo Paulo Egydio; quatro no governo de Paulo Maluf; duas no de Jânio Quadros; duas na Secretaria da Fazenda, percorrendo quase todos os poderes.

Em 1963 casou-se com a estimada professora são-roquense Ana de Lourdes Correa Bastos e dessa união nasceram os filhos: Newton Dias Bastos e Ângela Dias Bastos (gêmeos), Fábio Dias Bastos e Adriana Bastos Passos. Hoje conta também com seis netas, das quais têm muito orgulho.

Na época de suas atividades no Tribunal de Contas foi convidado para participar como voluntário na prestação de contas do Instituto do Câncer Dr. Arnaldo, em São Paulo. Permanece na atividade de caráter filantrópico há quase 30 anos, sendo presidente do Conselho Diretor pela quarta vez. No Instituto do Câncer, sem medir esforços, sempre colabora, indica e recebe atenciosamente diversas pessoas do município de São Roque.

No ano de 2006, após uma vida de trabalho dedicada à Educação, ao serviço público e à filantropia, a Câmara Municipal de São Roque outorgou-lhe a “Medalha Barão de Piratininga”, a mais elevada comenda concedida a cidadãos que tenham prestado serviços relevantes à coletividade.

Newton Bastos faleceu aos 81 anos de idade, em 19 de Novembro de 2012.

GALERIA DE FOTOS DA CRECHE “PROFESSOR NEWTON BASTOS”

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS