Perfil – Vander Luiz

Vanderlei Luiz Rosa (16 de outubro de 1966) começou a carreira aos 16 anos narrando futebol na Rádio Universal de São Roque (1983), passou pelas emissoras Convenção de Itu, Cacique de Sorocaba (AM e FM), Difusora de Osasco (Equipe Furacão de Esportes), Centenário de Araras, FM 90 de Salto, Cruzeiro do Sul de Sorocaba, Coluna FM de São Roque e Nova Tropical de Votorantim, além da TV Metropolitana (Sorocaba).

Início de carreira na Rádio Univesal de São Roque (dezembro de 1985): governador Franco Montoro autoriza a construção do acesso de São Roque à Castello Branco
Vander Luiz entrevista o governador Franco Montoro pela Rádio Universal de São Roque (dezembro de 1985): autorização do acesso de São Roque à Castello Branco

Trabalhou por quase 19 anos na Rádio Jovem Pan de São Paulo (maio de 1996 a abril de 2015), onde começou no jornalismo geral e meses depois passou para a Equipe de Esportes, onde fez reportagens, narrações e foi titular do Plantão Esportivo Permanente a partir de 2006.

Na Jovem Pan também apresentou vários programas com destaque para o Memória do Plantão, onde resgatou entrevistas e narrações históricas, além produzir programas esportivos, a Retrospectiva do Esporte (pesquisa sonora e textos de 1997) e da redação de chamadas da jornadas esportivas, boletins, edições e textos para a programação.

Em São Roque escreveu nos jornais Estação de Notícias (Sociedade de Amigos do Jardim Ester), A Tribuna (1987), O Democrata (1988/89), O Carambeí (1993/95) e Jornal da Economia, do qual é um dos fundadores (1990) ao lado do jornalista Carlos Mello.

Em 2015, na volta a São Roque, apresentou o programa Linha Aberta na Rádio Coluna FM 87,5, de segunda a sexta-feira (16 às 18 horas), ao lado de Marcelo Roque e depois com Murilo Santos.

Em 2017, volto a narrar futebol na Rádio Nova Tropical FM 105,7 de Votorantim acompanhando o acesso do São Bento à Série B do Campeonato Brasileiro.

Atualmente o programa Linha Aberta é transmitido ao vivo direto do Estúdio Giro Mix (Jardim Granada, em Mairinque) pelo Facebook e no YouTube com os principais assuntos de São Roque, Mairinque e região.

Desde o início da carreira sempre teve a preocupação de buscar o maior número possível de informações sobre o evento ou o jogo em que iria trabalhar.

Logo percebeu que os registros sobre o esporte são-roquense eram vagos. Ao longo de anos reuniu entrevistas, fotos e gravações (áudio e vídeo) sobre os fatos mais importantes de São Roque e região que passaram a ser publicados na coluna Galeria do Jornal da Economia.

Em 2003, as reportagens se transformaram na exposiçãoGaleria. A Memória Esportiva de São Roque”, no Centro Cultural Brasital.

O site www.vanderluiz.com.br é a oportunidade de compartilhar esse material de pesquisa. Você também pode colaborar entrando em vanderleiluizrosa1966@gmail.comou pelo telefone (11) 99733-6278.

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS