CORONAVÍRUS NOTÍCIAS

Novo Pronto Atendimento da Santa Casa de São Roque será aberto no domingo

Pronto Atendimento em novas instalações

A Prefeitura de São Roque anunciou que o novo Pronto Atendimento (PA) da Santa Casa de São Roque entra em funcionamento no domingo (5). A unidade vai ser apresentada à população de forma virtual, para evitar aglomerações por conta da pandemia de coronavírus.

O novo PA conta com 700 m² de área construída dividido em dois blocos integrados.

O projeto arquitetônico e parte do material e mão de obra foram oferecidos pela Igreja Adventista de São Roque e empresários de São Roque.

O restante foi investimento próprio do município, Investimento de R$ 750 mil da Prefeitura e R$ 486 mil da Câmara Municipal com recursos repassados antes do fechamento do ano.

Destaca-se o trabalho voluntário no acompanhamento da obra civil, coordenado pelo engenheiro Antônio Boccato, e a parte elétrica pelo engenheiro Vasco Trestini.

“Adequamos esse Pronto Atendimento aos moldes dos serviços de urgência e emergência dos melhores hospitais. Envolvemos as áreas técnicas e as lideranças dos colaboradores da Santa Casa que realmente vão trabalhar neste espaço”, disse o prefeito Claudio Góes.

“Melhoramos muito a condição de trabalho dos nossos colaboradores. Vai impactar positivamente na qualidade do serviço prestado”, destacou a Diretora de Saúde, Daniela Groke.

“É uma conquista da cidade que teve o apoio de muitas pessoas e também dos funcionários. A Comissão Gestora atuou na concretização do projeto e contamos também com o apoio da Provedoria e do Conselho da Santa Casa”, lembra a administradora, Andrea Rodrigues.

No primeiro, sala de espera climatizada com banheiros dotados de acessibilidade, recepção, sala de triagem, quatro consultórios espaçosos, recepção interna com dois banheiros, sala de acolhimento, sala de inalação com luz natural, posto de enfermagem e uma ampla sala exclusiva para administração de medicamentos.

No segundo bloco (parte do fundo), estão salas de imobilização, sutura e expurgo.

A sala emergência também fica nessa área com entrada exclusiva para ambulâncias e capacidade para atendimento simultâneo de três pessoas.

A sala de observações conta com 12 leitos separados por cortinas divisórias, especificas para atendimento de adulto masculino, adulto feminino e infantil.

Há também um leito de isolamento com antecâmara e banheiro privativo.

DETALHES TÉCNICOS

As salas de procedimentos e  de observações são dotadas de uma nova infraestrutura de gases medicinais e vácuo.

As réguas de gases foram confeccionadas sob medida.

As portas são específicas para unidades de saúde e seguem o mesmo padrão de hospitais de alto nível como Albert Einstein e Sírio Libanês.

Todos os ambientes possuem ar-condicionado e luminárias de led.

Para isso, foi necessária uma nova infraestrutura de elétrica com cabos que não emitem gases tóxicos e a troca de transformador e novo quadro de energia que ampliaram a capacidade energética do edifício.

Todas as salas têm pontos de rede para conexão de computadores, impressoras, equipamentos médicos, circuito fechado de TV com onze câmeras de segurança, integrados a uma nova estrutura de TI com novo servidor e equipamento de backup para proteger os dados gerados nos atendimentos.

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS