FALECIMENTOS

Nota de falecimento. Pedro Tugendhat, 97 anos, fundador da Fábrica de Artefatos Látex São Roque

O químico e empresário Pedro Tugendhat faleceu aos 97 anos

O empresário Pedro Tugendhat (12/04/1923) faleceu na tarde desta sexta-feira (12 de fevereiro) em sua residência em São Paulo de causas naturais. Fundador da Fábrica de Artefatos Látex São Roque (Balões São Roque e Luvas Sanro), em 1953, é um dos grandes empreendedores da história da cidade.

O velório e sepultamento serão neste sábado na capital paulista e restritos aos familiares.

Ele deixa a viúva dona Eva e três filhos Antonio (Tony), presidente da Látex São Roque, Suzana e Margarida.

Durante décadas, esteve presente no dia-a-dia da empresa, mas nos últimos anos por conta da idade deixou de comparecer na sede da empresa na Avenida Três de Maio.

“Ele foi um professor, quanto ensinamento, sabedoria e espírito empreendedor. Por onde passou deixou uma estrada perfumada. Uma pessoa humana que construiu um grande legado”, comentou José Luiz Gavazzi, diretor da Látex São Roque com 48 anos de casa.

BALÕES SÃO ROQUE

Pedro Tugendhat nasceu em Bielsko (Polônia), filho mais novo de uma família judia do ramo da indústria têxtil.

Na Segunda Guerra Mundial, a família passou um breve período na Itália. Migrou para o Brasil em 1940 e passou a trabalhar no laboratório da Viscofil, fábrica de viscose das Indústrias Matarazzo (São Caetano do Sul).

Químico industrial, passou por várias empresas até que conheceu em São Roque uma modesta fábrica de balões de festa em látex de borracha natural.

No pequeno empreendimento viu despertar a oportunidade de construir máquinas e ter um negócio próprio.

“Assim, em 7 de julho de 1953, começava uma história cheia de sonhos, desafios e realizações”, cita o site oficial dos Balões São Roque.

Em poucos anos, consolidou-se como uma das principais empresas fabricantes de balões de festa do Brasil.

No final dos anos 50, a Látex São Roque iniciou uma parceria com a multinacional do ramo farmacêutico Johnson & Johnson com a fabricação terceirizada de preservativos masculinos da marca Jontex tornando-se líder no mercado.

Após 25 anos, o negócio de sucesso foi vendido para a própria Johnson & Johnson permitindo que a Látex São Roque concentrasse investimentos na ampliação e modernização de balões. Em poucos anos, assumiu a liderança absoluta no mercado nacional com a marca “Balões São Roque”.

No início dos anos 80, a empresa foi pioneira no país ao fabricar luvas de látex com revestimento interno de algodão flocado.

Figura entre as principais fabricantes do ramo com o lançamento da marca “Sanro”, além de diversificar os negócios com a produção de luvas médico-hospitalares e a inauguração de uma nova moderna planta no Bairro do Marmeleiro, também em São Roque.

Marcado pela discrição, Pedro Tugendhat é um dos grandes nomes da história da nossa São Roque empregando milhares de pessoas que retribuem com admiração e respeito.

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS