FALECIMENTOS NOTÍCIAS

Nota de falecimento. Marcello Novelli, 94 anos

Marcelo Novelli (foto: Mário Matilde)

Por: Simone Judica

Faleceu, nesta quinta-feira (26), Marcello José Domingos Novelli, aos 94 anos de idade, no hospital Unimed de São Roque, onde se encontrava internado desde a manhã do último domingo (22), quando sofreu um AVC e foi hospitalizado.

Marcello veio da Itália para o Brasil no início dos anos 1950 e fixou residência em São Roque em 1952, quando foi contratado para trabalhar na fábrica da Cinzano, em Maylasky.  Trabalhou também na Fazenda Cinzano, em Canguera, onde a produtora de bebidas mantinha plantação de uvas no local em que hoje se vê a sede da Vinícola Góes. Permaneceu a serviço da Cinzano até 1982, quando a empresa encerrou as atividades no Brasil.

Casou-se em São Roque com Luciana Franceschi, em 1957, e tiveram três filhos.  Nádia, casada com Léo Salvetti, Kátia e Cláudio, casado com Raquel.  A família residiu em Maylasky até 1983. Luciana faleceu em 1997.

Pouco tempo após a aposentadoria, foi convidado pelo empresário Dario Ceragioli para trabalhar na fábrica de guarda-chuvas Durever, em Maylasky e, alguns anos depois, foi contratado pela Greenwood, também em Maylasky, que  atua no ramo de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria.

Dinâmico e alegre, Marcello trabalhou até os noventa anos de idade na Greenwood, onde era uma espécie de relações públicas, atendendo e orientando as pessoas que chegavam à empresa e à loja da fábrica.

Após se mudar com a esposa e os filhos para São Roque, em 1983, o casal Luciana e Marcello integrou-se a agremiações sociais e filantrópicas da cidade e foi muito atuante no Rotary Club e na APAE de São Roque, além de colaborar ativamente nas programações das Festas de Agosto.

Luciana e Marcello eram presença constante nos bailes da cidade, em que davam verdadeiros espetáculos nas pistas de dança.

Em 2013, a Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque concedeu título de cidadão são-roquense a Marcello José Domingos Novelli, na sessão comemorativa ao Dia da Comunidade Italiana em São Roque, reconhecendo seu amor e sua dedicação à cidade que o acolheu e onde encontrou seu verdadeiro lar.

O corpo de Marcello Novelli será velado amanhã (27), no Velório Municipal de São Roque, das 07h00 às 10h00, quando haverá o sepultamento, no Cemitério da Paz.

Em decorrência das regras estabelecidas em razão da pandemia do novo coronavírus, o velório será rápido e serão admitidas à sala apenas dez pessoas por vez.

A família de Marcello Novelli faz questão de registrar que compreenderá e aceitará a ausência dos familiares e amigos ao velório e ao sepultamento, pois, neste momento, tem  certeza de que o mais importante é que todos preservem a saúde e a vida, mantendo-se em suas casas.

Marcello Novelli foi uma das pessoas mais queridas que passaram por São Roque e por  minha vida, o que torna difícil escrever a nota de seu falecimento. Para homenageá-lo, prepararei uma edição especial da coluna São-roquices, nos próximos dias.

 

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS