FALECIMENTOS NOTÍCIAS

Nota de falecimento. José Alexandre de Lucca, 49 anos

 

José Alexandre de Lucca

Faleceu, nesta segunda-feira (17), José Alexandre de Lucca, 49 anos, na cidade de Irati, no sudeste do Estado do Paraná, onde atuava como professor do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual do Centro Oeste – Unicentro, campus de Irati.

A Unicentro emitiu uma nota em sua página no Facebook nesta tarde, para comunicar o falecimento do professor, e suspendeu as atividades dos cursos vinculados ao Setor de Saúde do campus de Irati hoje (17) e amanhã (18).

“Toda nossa solidariedade à família e amigos. O sentimento é de grande tristeza”, diz a nota da universidade.

As informações iniciais são de que José Alexandre foi encontrado sem vida em uma casa, na Rua Polônia, em Irati, por volta das 12h40 desta segunda-feira (17). O caso foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e outros órgãos de segurança.

José Alexandre era são-roquense, solteiro, filho de Maria do Carmo de Lucca. Desempenhava a função de professor na Unicentro desde 2010, com experiência nas áreas de Psicologia e Educação e em Psicologia Social e Comunitária.

Seu falecimento causou grande comoção na comunidade acadêmica de Irati e nos meios acadêmicos paulistas, onde ele também era atuante. Teve atuação destacada no Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, que tem por finalidade articular entidades, grupos e pessoas para o enfrentamento e a superação do fenômeno da medicalização, bem como mobilizar a sociedade para a crítica à medicalização da aprendizagem e do comportamento.

Homenagem do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade

Além de professor do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Campus Irati-PR), José Alexandre era conselheiro do atual plenário do Conselho Regional de Psicologia do Paraná -CRP-PR desde 2019 e também já havia colaborado com o CRP-SP entre os anos de 2007 e 2010, sendo o primeiro representante da regional de Marília/SP.

Formado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista -UNESP, era mestre em Psicologia e Sociedade pela mesma universidade e doutor em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela USP e Universidade do Porto. Tinha na Psicologia da Educação sua área de pesquisa e contribuição científica por meio da promoção de eventos, produção acadêmica, publicações e orientações.

“Manifestamos nossa enorme gratidão pelas contribuições de Alexandre ao Sistema Conselhos de Psicologia, à Psicologia do Paraná e na formação de tantas e tantos estudantes. Fazemos votos de que as pessoas mais próximas encontrem conforto nesse momento tão difícil. É com grande tristeza que nos despedimos. O CRP-PR permanecerá em luto oficial por três dias”, diz a nota oficial emitida pelo Conselho Regional de Psicologia do CRP-PR.

O Conselho Federal de Psicologia -CFP também lamentou o falecimento do psicólogo José Alexandre de Lucca e externou suas condolências aos seus amigos e familiares, por meio de nota em seu site na Internet

Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.

Atualização (quarta-feira, 19.02.20, às 17h00):

O corpo de José Alexandre de Lucca, liberado nesta quarta-feira (19), após os trâmites legais e médicos de praxe, será cremado hoje (19), em horário não divulgado pelos familiares. O velório e a cerimônia fúnebre foram restritos à família, no Estado do Paraná, de acordo com nota veiculada pela página oficial da UNICENTRO – Campus Irati/PR e  informações prestadas por membros filiados ao Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo.

Na tarde de ontem o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP, por meio do seu Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano – Laboratório Interinstitucional de Estudo e Pesquisas em Psicologia Escolar LIEPPE/IPUSP/UNESP,  também emitiu nota pelo falecimento de José Alexandre de Lucca, na qual ressalta a importância da sua atuação como psicólogo,  professor e pesquisador nos setores acadêmicos e de pesquisa na área da Psicologia Escolar. Leia a nota na íntegra:

Nas redes sociais e nos sites dos órgãos profissionais e acadêmicos aos quais José Alexandre de Lucca era filiado, inúmeras manifestações de apreço e pesar, por parte de amigos, colegas de profissão e alunos, expressam aos  familiares do falecido e  à comunidade científica a estima e o respeito que lhe eram dedicados.

Colaboração: Simone Judica

 

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS