BLOG DESTAQUE

Não haverá greve nesta semana nas linhas intermunicipais de São Roque. Nova assembleia é marcada para segunda-feira

Ônibus da Viação São Roque voltam a circular depois de assembleia na manhã de hoje. Na próxima segunda-feira, novamente não haverá ônibus nas primeiras horas da manhã

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (29), na garagem da empresa no Jardim Guaçú, funcionários da Viação São Roque decidiram que não haverá greve nesta semana e deram o prazo de mais uma semana para que empresa acerte as pendências trabalhistas. Ônibus voltaram a circular por volta das 8 horas.

Uma nova assembleia ficou marcada para a próxima segunda-feira (6 de maio), às 7h30, quando novamente não haverá ônibus nas primeiras horas da manhã nas linhas intermunicipais que atendem São Roque, Mairinque, Alumínio e Ibiúna.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, João Paulo Estausia (Paulinho), disse durante a semana espera ter uma posição favorável da empresa.

“Os trabalhadores decidiram protelar por mais uma semana. Esperamos um fato novo por parte da empresa. A situação está aparentemente decidida, mas teremos uma nova assembleia na noite desta segunda-feira, às 23 horas, com os funcionários do turno da noite”, disse Paulinho em entrevista ao repórter Cláudio César da Rádio Coluna.

O sindicato cobra da empresa o pagamento de férias acumuladas, descontos do FGTS que não estão sendo recolhidos e contribuição do INSS. Segundo Paulinho têm funcionários que estão com cinco férias atrasadas. “A empresa alega que não condições econômicas de pagar os funcionários”, citou.

A Viação São Roque até o ano passado também atendia todas as linhas municipais de São Roque, mas a concessão foi repassada à Mirage Transportes. Na semana passada, o sindicato conseguiu na justiça o bloqueio de R$ 60 mil do subsídio pago pela Prefeitura de São Roque.

O valor corresponde a parcela mensal que a Miragem tem que pagar à Viação São Roque e que não vinha ocorrendo. Esse valor a Viação São Roque deve utilizar para o pagamento de dívidas trabalhistas.

FUNCIONÁRIOS DA MIRAGE PODEM PARAR NA SEXTA-FEIRA

A situação do transporte público também está complicada nas linhas municipais. O Sindicato dos Rodoviários já comunicou à empresa que os funcionários poderão entrar em greve na sexta-feira (dia 3) caso a empresa não assine o acordo coletivo e atenda outras reivindicações.

“Foi dado um prazo de sessenta dias que vence nesta terça-feira dia 30. Caso não ocorra nenhum contato com a empresa a categoria por decidir por entrar em greve”, disse Marcos do Santos, diretor do sindicato.

Sindicalistas estiveram reunidos com vereadores de São Roque na semana passada quando apresentaram as reivindicações e relataram a situação difícil que se encontra o transporte público de São Roque.

O assunto será comentado durante a sessão desta segunda-feira da Câmara de São Roque e o blog apurou que o Sindicato poderá utilizar a tribuna para trazer mais detalhes na negociação.

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS