BLOG FALECIMENTOS

Morreu Léo Canhoto, cantor sertanejo parceiro de Robertinho. No futebol, a dupla jogaria por três: Léo, Canhoto e Robertinho

Léo Canhoto faleceu aos 84 anos. A dupla com Robertinho começou em 1969 e terminou em 2017

Um dia na redação da Rádio Jovem Pan, o jornalista João Antonio de Carvalho contou que o pai dele, que também se chamava João, transformou a dupla Léo Canhoto e Robertinho e um trio de meio-campo no futebol.

A família de João Antonio é de Santos, mas naquele dia estava com o pai em outra cidade do litoral sul quando passou um carro de som anunciando que a dupla estaria se apresentando em um circo.

Com presença de espírito, seu João falou algo assim. “Léo Canhoto e Robertinho parece meio-campo. Léo, Canhoto e Robertinho.”

Neste sábado (25 de julho), morreu o cantor e compositor Leonildo Sachi, aos 84 anos, conhecido como Léo Canhoto que estava internado há três semanas com uma pneumonia e não resistiu após sofrer três paradas cardíacas.

O seu João tinha toda razão. Passando para o futebol, Léo Canhoto e Roberto (a dupla) foi responsável por fazer o meio-campo na música sertaneja e abriu caminho para o sucesso para tanta gente.

A dupla revolucionou o gênero musical com roupas extravagantes, medalhões, joias e, principalmente, ao utilizar guitarras, teclados e outros equipamentos eletrônicos. Até então discos sertanejos utilizavam basicamente violas.

Léo Canhoto e Robertinho foram referência para outras duplas de sucesso, inclusive Chitãozinho e Xororó.

Léó Canhoto e Robertinho: dupla revolucionou o gênero sertanejo com instrumentos eletrônicos

A dupla começou em 1969 e a primeira separação ocorreu em 1983.  Voltou em 1989 até o encerramento da parceria em 2017.

Foram os responsáveis por sucessos como “O Último Julgamento”, “Apartamento 37” e tantos outros clássicos que venderam milhões de discos.

Algumas músicas contavam histórias com o diálogo de personagens como se fosse uma rádio novela. Entre elas, “Rock Bravo” e “O Valentão da Rua Aurora”.

Há dois anos, Léo Canhoto formava dupla com Dino Santos.

A Seleção da Música Sertaneja perdeu um craque de uma dupla que jogou por três.

“VALENTÃO DA RUA AURORA” – LÉO CANHOTO E ROBERTINHO

“O ÚLTIMO JULGAMENTO” – LÉO CANHOTO E ROBERTINHO

LÉO CANHOTO E ROBERTINHO – TV CULTURA 1973

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS