NOTÍCIAS

Mairinque evita o desperdício 14 milhões de litros de água em setembro. Saneaqua informa que no semestre são 72 milhões de litros

Vazamentos e ligações clandestinas devem ser comunicadas à Saneaqua

O índice de perda de água de Mairinque em setembro fechou em 24,4% e representa uma economia de 14 milhões de litros. O índice é 17% menor se comparado com o mesmo período do ano que fechou em 30%.

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e estogo, também informou que no primeiro semestre de 2020 foram preservados 72 milhões de litros.

Um intenso trabalho de controle de perdas foi fundamental levando-se em conta o cenário crítico dos níveis de água que estão reduzidos nos mananciais Fiscal e Carvalhal, responsáveis pela água bruta na cidade.

A Saneaqua possui um plano dedicado exclusivamente para a identificação de vazamentos não visíveis e gerenciamento de pressões em locais elevados.

Com o nivelamento da pressão da água são evitados rompimentos na rede de distribuição. Válvulas reguladoras de pressão foram instaladas em diversos pontos da rede.

“A Saneaqua entende que o controle de perdas é um dos itens mais importantes de uma operação de saneamento básico. Investimentos em tecnologia para buscar formas de identificar e corrigir vazamentos com mais agilidade. Isso representa um impacto ambiental muito significativo”, destaca o diretor de operações da Saneaqua, Edi Bortoli.

As ações de busca sistemática por vazamentos não visíveis ocorrem inclusive de madrugada. Além da substituição de tubulações, renovação de hidrômetros, troca de ligações antigas e cadastro técnico.

A Saneaqua reforça que o combate às perdas de água é fudamental e o morador pode contribuir comunicando à concessionária qualquer suspeita de vazamento ou ligações clandestinas.

O contato pode ser feito gratuitamente pelo 0800 771 0001, no site www.saneaqua.com.br ou no Facebook da Saneaqua.

A participação e o envolvimento da população são fundamentais para que Mairinque continue avançando em redução de perdas.

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS