CORONAVÍRUS DESTAQUE NOTÍCIAS SÃO ROQUE DADOS

Idosos não são os mais infectados por Coronavírus em São Roque

Por Felipe Angiolucci/São Roque Dados

Infelizmente, São Roque chegou a 100 casos do novo coronavírus. Hoje, dia 12/06, já foram contabilizados 104 casos e 6 óbitos. A partir disso, a São Roque Dados coletou dados sobre todos os infectados (com exceção dos 4 primeiros infectados, pois a prefeitura não disponibilizou informações sobre essas pessoas) e produziu três gráficos com o perfil dessas 100 pessoas.

 

Sexo

A distribuição por gênero é bem semelhante. O número de homens é ligeiramente maior, seguindo uma tendência mundial do número de homens infectados ser maior do que o de mulheres como indicam dados da Itália, China e EUA).

 

Idade e Sexo

No gráfico, é possível ver todos os casos desde o caso nº 5 até o caso nº 104, registrado ontem. Ao clicar no gráfico ele informa a idade e o sexo de cada um dos 100 infectados. O que podemos perceber é que metade das pessoas infectadas tem entre 31 e 56 anos e mais da metade está abaixo dos 60 anos. A idade média das pessoas infectadas é de 43 anos.

Importante lembrar que não é possível concluir que as categorias aqui apontadas são as mais propensas a contrair o novo coronavírus, mas sim são as pessoas que mais fizeram o teste para a doença. Como não existe testagem em massa no Brasil, nem todos os infectados são identificados, mas os únicos grupos que fazem o teste são: pessoas em estado grave e pessoas com condições financeiras de pagar testes particulares.

 

Óbitos

Todos os óbitos registrados até agora são de pessoas com mais de 60 anos, numa distribuição praticamente equivalente de homens e mulheres.

O fato dos óbitos serem de pessoas idosas não significa que a doença não seja perigosa também para pessoas mais novas, como indica os dados do Brasil.

Além do mais, o perigo também está na falta de leitos para tratamento de novos casos de Covid-19 como também de qualquer outra necessidade médica. Mais do que o sexo ou a idade, a doença mata mais de acordo com sua classe social, segundo estudo feito na cidade de São Paulo. As classes mais altas, tem mais condições de tratamento e também de prevenção do que as classes sociais mais baixas.

São Roque Dados é uma iniciativa de divulgação de dados realizada pelo cientista social Felipe Angiolucci, com objetivo de tornar mais acessível as informações sobre São Roque e região. Acesse: http://facebook.com/saoRoqueDados/

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS