ESPECIAL NOTÍCIAS

Falta de higiene bucal pode levar ao agravamento de infecções como a Covid-19

Cuidado com a higiene bucal deve ser reforçado e mãos higienizadas antes da escovação

Os cuidados com higiene pessoal aumentam com a pandemia do novo Coronavírus com o uso de álcool em gel e de outros produtos. Mas a saúde bucal também é importante nesse momento.

A limpeza dos dentes e da boca previne diversas complicações como explica a dentista Wanessa Zaroni.

“Ha fortes evidências científicas de que as pneumonias também são causadas pela aspiração de microrganismos encontrados na boca. Os micro organismos colonizam o dorso da língua e nos tecidos periodontais dos dentes mais posteriores, os mais difíceis de higienizar.”

“A aspiração entra pela cavidade bucal direto para o trato respiratório e quando há má higiene, ou mesmo a falha dos mecanismos de defesa do nosso corpo, causam doenças”, alerta.

Por isso, além de prevenir doenças pulmonares nos casos dos pacientes que já contraíram a Covid-19, cuidar da saúde bucal pode evitar complicações de outras infeções.

“O estado de saúde do paciente que tenha contraído o novo Coronavírus pode ser agravado, caso sua higiene bucal não seja feita da maneira correta, com atenção especial para a língua e aos dentes molares” diz a especialista.

Para uma boa escovação utilize o fio dental, mas antes higienize bem as mãos seguindo todas as normas determinadas pelos órgãos de saúde.

“Recomenda-se iniciar a higiene bucal pelo uso do fio dental, seguido da escovação com escova de ‘cabeça’ pequena e cerdas macias, de preferência de cor branca para facilitar a observação de sangramento gengival e uso de creme dental que contenha flúor ou outros agentes terapêuticos específicos à necessidade de cada paciente.”

Dentista Wanessa Zaroni: a higiene bucal previne uma série de doenças e complicações

Em seguida, deve ser feita a higienização do dorso da língua, com higienizador específico ou mesmo a escova de cerdas macias. O profissional pode recomendar o uso de enxaguantes bucais (antissépticos bucais)”, orienta a especialista.

Caso surja uma situação de urgência e você precise ir até o dentista, verifique se ele está seguindo todas as medidas de segurança no atendimento de seus pacientes.

Na Clínica Unique de Sorocaba, onde atende a dentista Wanessa Zaroni, a equipe de saúde orienta aos pacientes que venham desacompanhados, questionam sobre sintomas gripais ou contato com pessoas acometidas pela Covid-19.

As consultas são agendas de forma que sejam evitadas aglomerações de pessoas na sala de espera.

Os intervalos entre as consultas estão maiores para que ocorra a desinfecção da sala clínica e a paramentação da equipe da equipe que tem utilizado um maior número de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS