CORONAVÍRUS NOTÍCIAS SÃO ROQUE DADOS

Esta mais fácil encontrar um caso positivo em São Roque?

Hoje a São Roque Dados traz um gráfico sobre uma questão recorrente em debates sobre os casos de coronavírus: a relação entre testes e casos.
Uma construção muito óbvia é imaginar que se aumentam os números de testes, aumentam o número de casos. Isso pode explicar o aumento dos casos de junho e julho na cidade de São Roque.
Entretanto, olhando para os dados podemos ver que a questão não é tão simples.
No gráfico abaixo é possível comparar a relação entre a média móvel do número diário de testes e a média móvel do número diário de casos positivos. Ela mostra que realmente existe essa relação proporcional, aumentam os testes = aumentam os casos.

Mas mais do que isso, mostra que a diferença entre os números de novos testes e novos casos está cada vez menor.

Isso significa que a cada dia é preciso fazer menos testes para achar um caso positivo. A linha amarela (número de testes necessários para encontrar um caso positivo) indica isso:

23/05: A cada 5,36 testes, 1 é positivo
23/06: A cada 2,64 testes, 1 é positivo
15/07: A cada 1,98 testes, 1 é positivo

Ou seja, é cada vez mais fácil achar um caso positivo.

Portanto, o aumento do número de testes explica parte do aumento de casos, mas não explica porque é necessário cada vez menos testes para achar um caso positivo. E não é possível responder a questão com os dados expostos, apenas apresentar hipóteses.

Ou seja, apesar de sabermos que está mais fácil encontrar um caso positivo, não sabemos o porque.

Algumas hipóteses: 1) Existem mais pessoas infectadas na cidade; 2) Os testes estão sendo realizados em pessoas com sintomas mais graves, ou seja, que tem mais chance de estarem infectadas; ou 3) Os testes em pessoas que não apresentam nenhum sintoma, e portanto tem menos chance de estarem contaminadas, diminuíram.

Como dito acima, não é possível saber o porquê com os dados existentes.

Uma observação importante a ressaltar é sobre a queda de casos nos últimos dias.
Apesar de animadoras, a queda é acompanhada pelo aumento de testes aguardando resultado, sendo que a fila de espera hoje é a maior de toda a pandemia.
No último boletim, foram registrados 41 testes aguardando resultado. O último recorde do tipo aconteceu no dia anterior, com 33 testes aguardando resultado, e antes disso no dia 24/06, com 24 testes.

 

Questões metodológicas

 

Para entender melhor o gráfico, seguem algumas definições:

 

Média Móvel = A média móvel é um recurso estatístico utilizado para suavizar a curva do gráfico, com objetivo de evitar discrepâncias por conta do final de semana (onde o ritmo dos laboratórios diminui) ou de qualquer outra dia que tenha um número muito diferente do padrão.

No caso, a média móvel usada é de 7 dias, sendo os três dias anteriores, mais os três dias posteriores e o dia em si, dividido por sete. É o mesmo método utilizado pelo DATA UK, da Grã-Bretanha (https://coronavirus.data.gov.uk/about)

Número de testes necessários para encontrar um caso positivo = A divisão entre o número total de testes com resultado (ou seja, excluindo os testes que aguardam resultado) pelo número total de testes positivos

São Roque Dados é uma página destinada a divulgação de dados realizada pelo cientista social Felipe Angiolucci, com objetivo de tornar mais acessível as informações sobre São Roque e região. Acesse: http://facebook.com/saoRoqueDados/

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS