CORONAVÍRUSNOTÍCIAS

Coronavírus: 36 templos da Congregação Cristã permanecem fechados em São Roque, com programação virtual

Templo central da Congregação Cristão no Brasil, no Largo dos Mendes, em São Roque (foto: Marco Capitão)

Por: Simone Judica*

Desde 16 de março a Congregação Cristã no Brasil mantém suspensos seus cultos, reuniões e serviços  presenciais em todo o Brasil. A determinação também é cumprida pelos trinta e seis templos situados na cidade de São Roque.  “Tal medida foi tomada, considerando-se solicitação dos nossos governantes, buscando conter situação de contágio imposto pelo referido vírus”, conforme dispõe o Conselho dos Anciães Mais Antigos do Brasil, órgão nacional diretivo da instituição religiosa.

Os cultos vêm sendo realizados no templo sede da Congregação Cristã no Brasil, estabelecido no bairro do Brás, na capital paulista, de onde são transmitidos pelos seus canais nas plataformas YouTube e Vimeo. As celebrações acontecem sempre às quartas-feiras e aos sábados e domingos.

“Mesmo sendo bastante conservadora, a igreja iniciou a transmissão de cultos on-line durante a pandemia, para que os fiéis não ficassem sem as celebrações. A transmissão é feita da sede, no Brás, em São Paulo, e alcança inúmeras pessoas no Brasil e Europa”, explica a advogada Joice dos Reis, que é membro da Congregação Cristã no bairro de Canguera, em São Roque.

Não há previsão de data de reabertura dos templos para atividades com a presença dos fieis. “As igrejas serão reabertas apenas quando for liberada a abertura em todo o Brasil, para evitar que membros de uma cidade que não liberou a abertura acabem indo até as cidades que liberaram, causando a superlotação das igrejas, o que não é recomendado no momento”, explica Joice dos Reis.

Durante a pandemia, a Congregação Cristã no Brasil, além dos cultos, têm amparado seus membros e também pessoas que não são ligadas à igreja por meio das ofertas que arrecada, cuja destinação exclusiva, neste período, tem sido a chamada “Obra da Piedade”, setor da igreja que visa a atender quem precisa de alimentos, roupas, medicamentos, enxovais, ou o suprimento de outras necessidades.

“As ofertas podem ser feitas por meio de depósitos bancários ou, uma vez por semana, presencialmente, em algumas poucas igrejas da cidade, que abrem para receber as doações apenas por duas horas, limitando a entrada de uma pessoa por vez, dentre outros cuidados sanitários”, conforme relata Joice.

Em São Roque, além do templo central, situado no Largo dos Mendes, também ficam abertas para arrecadações as igrejas localizadas nos bairros de Canguera, Caetê, São João Novo e Patrimônio do Carmo, das 09h00 às 11h00, somente aos sábados.

* Simone Judica é advogada, jornalista e colunista do site www.vanderluiz.com.br (simonejudica@gmail.com)

Simone Judica

Advogada e jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *