SIMONE JUDICA - SÃO-ROQUICES

CONCERTO DE NATAL “CHRISTMAS APPROACH”: NOITE FELIZ PARA SÃO ROQUE E O CORAL GERAÇÕES

Por: Simone Judica*

Os maestros Carlos Moreno e Paulo Lanine, à esquerda, ao lado dos integrantes da Golf Chamber Orchestra e do Coral Gerações

O Coral Gerações viveu uma noite de glória no último sábado (21), ao apresentar-se ao lado da Golf Chamber Orchestra, sob a regência do consagrado maestro Carlos Moreno, durante o concerto de Natal “Christmas Approach”, no teatro Paulo Autran, nas dependências do Hotel Villa Rossa, em São Roque.

A participação especial do Coral Gerações decorreu de um convite pessoalmente formulado pelo maestro Carlos Moreno ao grupo vocal são-roquense, conforme explica o seu regente, Paulo Lanine.

“Uma de nossas coralistas trabalha no Villa Rossa e teve oportunidade de conversar com o maestro Carlos Moreno, quando ele visitou o hotel, recentemente. Ao saber da existência do nosso grupo, ele foi assistir a um dos ensaios e, para surpresa de todos, deu-nos a honra do convite para cantarmos com a Golf Chamber Orchestra nesta noite. Abraçamos o desafio e tivemos um mês para ensaiar as peças que ele solicitou. Ensaiamos  intensamente e valeu a pena! Estamos todos honrados e realizados”, expressou o maestro Paulo Lanine entusiasmado, ao término da apresentação.

Assista ao vídeo da primeira parte da apresentação:

A emoção e a alegria dos integrantes do Coral Gerações, ao serem regidos por Carlos Moreno, eram visíveis e irradiavam dos semblantes dos coralistas que, quase hipnotizados, acompanhavam os comandos do maestro enquanto soltavam a voz sob os acordes da Golf Chamber Orchestra.

O Coral Gerações, atento aos comandos do maestro Carlos Moreno

O Coral Gerações cantou a “Canção Sentimental” e “O Trenzinho do Caipira”, ambas as músicas  compostas por Heitor Villa Lobos. A seguir, o maestro Paulo Lanine fez um solo da conhecida e contagiante “Funiculi Funiculà”.

Momento em que Paulo Lanine canta “Funiculi Funiculà”

Ao chamar o grupo são-roquense para dividir o palco, o maestro Carlos Moreno ressaltou que, devido ao seu vínculo com São Roque, construído em razão de aqui praticar golfe, esporte que, assim como a música, tornou-se uma paixão para ele, procurou informar-se a respeito das atividades musicais existentes na cidade e, ao conhecer o Coral Gerações, gostou muito da sua qualidade e decidiu fazer o convite para que se apresentassem juntos.

O resultado agradou muito à plateia que lotava o teatro Paulo Autran. Os aplausos, intensos e efusivos, confirmaram o elevado nível do Coral Gerações, que há mais de dez anos acumula premiações, enriquece a cultura da cidade e eleva o nome de São Roque em apresentações e competições em diversas cidades e Estados brasileiros e até mesmo no exterior.

A trajetória de sucesso do Coral Gerações inclui, além de inúmeras apresentações em São Roque e cidades da região, participações no Concurso Internacional de Corais AMERIDE, em 2011, quando representou o Brasil, e no Festival Internacional de Corais Três Fronteiras, em 2012, percorrendo o Brasil, a Argentina e o Paraguai.

O Coral Gerações entoava “O Trenzinho do Caipira”, de Villa-Lobos

Em 2014, o grupo foi selecionado para a mostra do IV Encontro Nacional de Corais promovida pelo Conservatório de Tatuí e para a realização de concerto no Museu de Arte Sacra de Embu das Artes. Em 2015, fez parte da Virada Cultural São Paulo e foi um dos coros  convidados para o XXII Festival  Internacional de Corais de Criciúma, em Santa Catarina. Em 2016, representou o Brasil no World Choral Day (Dia Mundial do Canto Coral) e em 2017 foi o coro convidado do XXI Festival Internacional de Corais de Maringá, no Paraná.

A cantora lírica Raquel Paulin, durante uma área do clássico “Romeu e Julieta”

O concerto também ganhou um brilho extra graças às exibições da jovem soprano Raquel Paulin, na interpretação  do trecho “Je veux vivre”, da ópera “Romeu e Julieta”, de Charles Gounod, entre outras peças, e do tenor Paulo Mandarino, que emprestou sua voz à apreciada composição de Augustin Lara, “Granada”, e à ária “Nessun Dorma”, da ópera Turandot, de Giácomo Puccini, e a outras músicas do programa.

O tenor Paulo Mandarino a cantar “Granada”

O tenor e a soprano também fizeram um dueto para cantar a “Ave Maria”, de Franz Schubert. Suas vozes preencheram todo o teatro e impressionaram a plateia, que não se cansava de aplaudir o espetáculo, que contou com um repertório variado e especialmente selecionado para a apresentação de Natal em São Roque.

Houve, ainda, um solo de trompete, executado pelo músico Roger Brito, que tocou o “Concerto para trompete – Primeiro Movimento”, e outro, de violoncelo, conduzido por Fabrício Rodrigues, que apresentou “Le Cygne”, de Saint-Saëns.

Vale destacar, também, a satisfação exteriorizada pelo público presente ao evento, que se mostrava unânime em reconhecer a importância de poder assistir a um espetáculo desse quilate em São Roque.

Para o advogado e arquiteto paulistano Carlos Kogl, residente em São Roque há vinte e cinco anos e apreciador de eventos musicais, que foi ao teatro acompanhado por sua esposa, a psicóloga Gladys Ferreira, “o concerto encantou pela qualidade da orquestra e do repertório, pela atenção do maestro Carlos Moreno para com a plateia durante toda a apresentação – fazendo explicações e motivando o público a interagir com os músicos – e pela excelência do trabalho do Coral Gerações”.

O casal costuma ir a São Paulo para assistir a esse tipo de apresentação e revela-se muito otimista quanto à possibilidade de realização de uma temporada de concertos em São Roque, anunciada pelo maestro Carlos Moreno ao término da exibição. “Assim que soube do espetáculo corri para garantir nosso lugar. Depois do que vimos nesta noite, esperamos sinceramente que São Roque tenha o quanto antes mais eventos como esse, talvez até mesmo em espaços públicos, para que mais pessoas possam apreciar”, concluiu Carlos Kogl.

Maestro Carlos Moreno regeu a orquestra, o coral e até a plateia!

O programa do concerto previa o encerramento do evento com o clássico “Noite Feliz”. Por insistência do público, todavia, o maestro Carlos Moreno prolongou o espetáculo com outras execuções de sua orquestra.

 

Bis                                                                                                                                                                                       Nascido em Petrópolis (RJ), o maestro Carlos Moreno reside em Vargem Grande Paulista e visita São Roque com frequência para praticar golfe no Clube Vila da Mata, uma das preciosidades situadas na Estrada Darcy Penteado.

A paixão pela música e pelo golfe, que o maestro exaltou durante o concerto, dão nome à orquestra recém-criada por Carlos Moreno –  Golf Chamber Orchestra. Considerado um dos mais requisitados maestros brasileiros de sua geração, atuando no Brasil, na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, Moreno também  é compositor e regente titular e cofundador da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro, uma das grandes expressões atuais da música clássica no Brasil.

Um artista dessa magnitude  voltar os olhos e a batuta para São Roque é uma dádiva que precisa ser acolhida e cultivada com o máximo de consideração e respeito por parte da comunidade artística, da iniciativa privada e do poder público estabelecidos na cidade.

São Roque como um todo precisa pedir bis ao maestro Carlos Moreno, para que volte à cidade com outras programações.

O Hotel Villa Rossa, ao abrir suas portas, deu um grande passo para consolidar-se também como um cenário dos mais propícios à realização de concertos de alto nível em São Roque e região. A qualidade acústica do teatro Paulo Autran foi, inclusive, tema de uma das falas do maestro durante a apresentação. “Estamos em um auditório que é uma joia, uma pérola, com excelente capacidade acústica, que nos estimula a trazer a São Roque uma temporada de apresentações. Temos grandes sonhos!”, afirmou o músico.

Maestro Carlos Moreno ladeado pelos proprietários do Hotel Villa Rossa, o casal Regina e Altamiro O’Reilly

Indagado a respeito do calendário dessa temporada, o maestro Carlos Moreno informou que ainda não há datas definidas, mas São Roque, no que depender dele, estará na agenda de espetáculos de 2020 e, mais do que isso, poderá ser transformada em um polo de concertos, graças ao potencial da cidade, que tem público que aprecia música e está muito próxima de São Paulo. “É preciso expandir os eventos musicais para a cidade”, declarou Moreno.

O maestro, que não escondia sua satisfação com a receptividade da plateia,  não economizou palavras de incentivo e agradecimentos ao público que, em duas oportunidades e com muita simpatia, regeu e envolveu no espetáculo. “Estou muito contente com a presença de todos. As pessoas gostam do que é bom e a prova disso é que hoje a casa está cheia. Peço que fiquem atentos às notícias e às redes sociais, porque quero trazer outros espetáculos para vocês”, falou Carlos Moreno.

Essa disposição do maestro Carlos Moreno em integrar-se à vida cultural são-roquense não pode ser desperdiçada. A história de São Roque revela a presença marcante da música no passado, mas o triste fim de suas três grandes bandas – Carlos Gomes, Liberdade e Sete de Setembro – fez uma das veias musicais da cidade parar de pulsar.

A presença do maestro Carlos Moreno na cidade e seu estreitamento de vínculos com o Coral Gerações e o Hotel Villa Rossa  sinalizam o prelúdio de um novo tempo para a vida cultural em São Roque.

O auditório Paulo Autran parece destino certo dessa parceria.”Queremos desenvolver a área de cultura em nossa região, com arte e música, e estamos estreando com o brilhante maestro Carlos Moreno”, diz Altamiro O’Reilly, proprietário do Hotel Villa Rossa.

Assista ao vídeo com a segunda parte do concerto, a participação especial do Coral Gerações, além de diversas entrevistas:

 

Para cantar no Coral Gerações

O Coral Gerações é um coral são-roquense composto por vozes femininas e masculinas.

O maestro Paulo Lanine, regente do grupo, informa que em janeiro de 2020 serão abertas vagas para novos coralistas e divulgadas instruções aos interessados em fazer o teste vocal de  ingresso no Coral Gerações. A coluna São-roquices e o site do Vander Luiz trarão novas informações em breve.

Fotos e vídeos: Vander Luiz Rosa

* Simone Judica é advogada, jornalista e colunista do site www.vanderluiz.com.br (simonejudica@gmail.com.br)

“Leia e compartilhe a coluna São-roquices”

Simone Judica

Advogada e jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *