CORONAVÍRUS NOTÍCIAS

Claudio Góes anuncia mudanças no comércio de São Roque a partir de quinta-feira. Confira

Claudio Góes: medidas entram em vigor na quinta-feira

O prefeito de São Roque, Claudio Góes, anunciou algumas mudanças no funcionamento do comércio a partir de quinta-feira (23) quando será baixado um novo decreto estendendo a quarentena até o dia 10 de maio.

“Não vou falar de flexibilização ou relaxamento, acho que essas palavras são um pouquinho complexas. Vou falar de uma coisa até mais importante com o início de uma retomada.”

“Acho que aqui a gente não pode fazer diferente do Estado, temos que seguir essa linha e as ressalvas do Ministério Público. É preciso muita calma nessa hora, muito equilíbrio, responsabilidade e muita conscientização”, disse o prefeito na abertura do pronunciamento desta terça-feira (21).

Informou que a quarentena será estendida até o dia 10 de maio e orientou para que as pessoas continuem seguindo o isolamento social, saindo de casa quando realmente for necessário. Abaixo o pronunciamento na íntegra.

 

VALE A PARTIR DE QUINTA-FEIRA (23)

– Além dos serviços e comércios essenciais, as seguintes atividades estarão permitidas a partir de quinta-feira (23) e todos esses estabelecimentos deverão seguir as orientações.

– marmorarias, marcenarias, madeireira, serralherias, vidraçarias, lojas de conveniências instaladas em postos de combustíveis e estacionamentos com a proibição do consumo de alimentos nesses locais

– fixação de cartazes de orientação na entrada dos estabelecimentos e em pontos internos. O material está sendo preparado pela Prefeitura.

– em todos os estabelecimentos autorizados a funcionar deverão usar máscaras os proprietários, funcionários, clientes e visitantes.

– as máscaras deverão ser fornecidas pelo estabelecimento que poderá ser multado se não cumprir a determinação. O valor da multa será definido até quinta-feira.

– disponibilizar álcool 70% em gel para uso de funcionários, clientes e visitantes para limpeza das mãos na entrada e dentro dos estabelecimentos

– deverá haver o controle de acesso para que não ocorra aglomeração dentro dos estabelecimentos. A Prefeitura vai definir quantas pessoas por metro quadrado.

– em caso de fila na entrada do estabelecimentos deverá ser respeitado o distanciamento de dois metros entre as pessoas. O estabelecimento tem a responsabilidade de organizar possíveis filas.

– a Prefeitura de São Roque dará um prazo até domingo para que todos estabelecimentos autorizados a funcionar se preparem para atender essas determinações. A partir de segunda-feira (27) passará a multar.

CREDIÁRIO: os estabelecimentos que não estão enquadrados em atividades essenciais poderão adotar meios para receber o pagamento de crediários na porta, além disso poderão manter o serviço de delivery.

– o pagamento de parcelas do crediário deverá ser na porta, o cliente não poderá entrar no estabelecimento

DRIVE THRU: o comércio em geral (restaurantes, papelarias, lanchonetes, bombonieres, lojas de calçados e roupas, venda de artigos para festas, venda de acessórios em geral, perfumarias, relojoarias, etc..) poderão iniciar o sistema drive thru

“O drive thru poderá ocorrer nos estabelecimentos que tenham condições próprias de receber os carros para a retirada do produto. O cliente faz o pedido, entra em contato e passa para retirar. Não será permitido o drive thru na rua, na calçada da loja”, disse o prefeito.

“Essas pessoas terão que estacionar o carro e retirar a sua encomenda a pé em uma porta entreaberta, uma janela. Por isso, estamos permitindo a abertura dos estacionamentos”, explicou.

– lava-rápido deve funcionar no sistema leva e traz (retirada e devolução na casa do cliente) e não delivery

– hotéis poderão trabalhar com até 40% da capacidade e somente com hospedes em atividade profissional desde que não apresentem sintomas da covid-19. Está proibida a hospedagem para o turismo

– hospedes não poderão utilizar restaurantes, espaços gourmet, cafés, lanchonetes, áreas de piscina, áreas de lazer e academias

– as pousadas continuam com as atividades suspensas

– imobiliárias, escritórios de advogacia, contabilidade e seguradoras deverão poderão atender com hora marcada, sem porta aberta e com atendimento individual.

– bancas de jornais estão autorizadas a funcionar

– barbearias, cabeleireiros, salões de beleza e estética poderão funcionar com o controle de acesso com o número de pessoas por metro quadrado que será definido pela Prefeitura.

– assistências técnicas de eletrônicos e de outros equipamentos poderão atender. Por exemplo, eletrodomésticos, equipamentos de jardinagem

– moto peças e oficinas de consertos poderão abrir

– academias e clubes seguem sem autorização de funcionamento.

MÁSCARAS

O prefeito Claudio Góes disse que o uso de máscaras não será obrigatório nas ruas.

“Não estamos exigindo e não vamos, por hora, punir o cidadão que não utilize máscara nas ruas. Mas recomendamos de uma maneira bastante forte para que as pessoas usem máscaras.”

Claudio Góes agradeceu o empenho da população que coloca São Roque entre as cidades que mais respeitam o isolamento social e destacou a parceira que está sendo feita com os comerciantes.

“Quero agradecer a população porque o nosso isolamento tem sido forte. Eu quero fazer uma parceria com os comerciantes porque isso não vai durar apenas mais 15 dias, vai ser bastante longo.”

A diretora de Saúde, Daniela Groke, alertou que todas as medidas foram tomadas com base em critérios técnicos e que as medidas anunciadas poderão ser revistas caso ocorra um aumento na média de casos de coronavírus na cidade.

“Se avaliarmos que os nossos boletins andam aumentando as notificações, nós vamos reavaliar e dar um passo atrás nessa reabertura do comércio”, alertou Daniela.

Diretora de Saúde, Daniela Groke e o prefeito Claudio Góes durante pronunciamento

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS