TEMA LIVRE

Cadê o cursinho de São Roque (novamente)? Por Rogério de Souza

 

No primeiro semestre de 2016, vestibulandos, ex-alunos e docentes ligados à experiência da política pública bem sucedida denominada Cursinho Educação Popular de São Roque (mais conhecido como Cursinho da Etec) se mobilizaram para reivindicar a continuação do curso pré-vestibular comunitário, isto é, gratuito. Mais uma vez, somos obrigados a nos manifestar.

Constituído no segundo semestre de 2010, nas dependências da Escola Técnica Estadual de São Roque, o Cursinho atendeu, nesses 7 anos de existência, a mais de 1.500 vestibulandos de São Roque e região, e contribuiu para a aprovação de mais de 500 jovens nas melhores instituições de ensino superior do país, entre elas: USP, Unicamp, Unesp, UFMG, UFRJ, UFABC, UFSCar, Fatec, etc.).

Os cursos que os ex-alunos entraram são diversos: Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Direito, História, Letras, Geografia, Engenharias, Zootecnia, Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, etc.

No entanto, essa experiência que proporcionou a mudança na vida de centenas de estudantes da nossa região corre o risco de ver, novamente, as suas atividades interrompidas.

Desde 2011, as aulas do Cursinho, de segunda a sexta-feira, iniciam em março e terminam em dezembro, um período de dez meses de preparação para a primeira e segunda fase dos principais vestibulares, e atendem 240 vestibulandos por ano.

Em 2016, a antiga gestão beneficiou apenas 160 estudantes e as aulas começaram no final de julho. No último ano (2017), alegando falta de dinheiro, a atual gestão abandonou o projeto do Cursinho e este somente foi concretizado devido à ação voluntária de ex-alunos e professores, mesmo assim de maneira precária: aulas somente aos sábados para 80 estudantes, de julho a novembro.

No final do ano, por intermédio do vereador Júlio Mariano, a deputada estadual Ana do Carmo enviou uma emenda parlamentar para custear o projeto. A imprensa noticiou que como o dinheiro chegou no final do segundo semestre, a verba seria transferida para outro setor e o prefeito, sr. Cláudio Góes, comprometia-se em realizar o Cursinho no próximo ano.

Encontramo-nos no meio de março e até o momento a prefeitura não demonstrou que irá realizar o projeto em 2018. Vestibulandos de São Roque encontram-se desesperados (muitos entram em contato com os ex-professores), pois caso a gestão atual inicie neste exato momento o processo licitatório, o Cursinho sairá apenas no meio deste ano. Dessa forma, voltamos a perguntar: Cadê o Cursinho?

Professor Rogério de Souza, idealizador do projeto de Cursinho da ETEC

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *