LUIZ CLÁUDIO CAMPOS DE OLIVEIRA NOTÍCIAS

A COVIDTECA. Leia o texto de Luiz Cláudio Campos de Oliveira

Luiz Cláudio Campos de Oliveira é engenheiro

Entre as décadas de 1970 e 1980, houve em São Roque, no Bar do Brasa, de propriedade do Pedrão , a instituição de uma necroteca dentre os frequentadores do seu estabelecimento, ou seja uma “loteria” para saber quem iria ser o próximo a morrer!

Esse Pedrão era uma figuraça e vivia causando. Um dos eventos que promoveu foi no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, num jogo entre Palmeiras e Santos. Palmeirense fanático, ao se ver incomodado por alguns torcedores santistas, não teve dúvidas: foi a um dos bares do estádio e comprou literalmente todas as cervejas que havia e só permitia que fossem servidas aos torcedores do seu time de coração!

Bem , no caso do jogo da necroteca, os frequentadores do bar eram instigados a votar nos mais prováveis a morrer proximamente, tornando a listagem cada vez mais dinâmica à medida que o tempo passava ou novos “fatos” eram lançados ou conhecidos sobre as pessoas “participantes” involuntárias do jogo.

Certo dia, o primeiro ”colocado” da ocasião ao saber da sua “classificação” entrou furioso no bar, exigindo saber – Qual é o critério ? Qual é o critério, para eu estar no topo da lista ? Eu exijo uma explicação…

A resposta foi simples e num de deboche peculiar – Você bebe … dirige mal… e vai todo dia para São Paulo.. Você quer o que?

Ironicamente, alguns anos depois Pedrão teve um infarto fulminante e caiu morto enquanto fazia compras no supermercado. Certamente, hoje em dia faria sua Covidteca ….

 

NOTA DA REDAÇÃO: A  história da necroteca é famosa e foi comenta no programa Linha Aberta, em julho de 2019, por Zé Balaio e José Fernando Rabecchini que relataram a conversa de Pedrão Bellini e Linneu Judica.

Sobre o autor

Vander Luiz

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

1 comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS