NOTÍCIAS

17 de julho Dia de Proteção às Florestas. Saneaqua Mairinque destaca a importância do saneamento

Proteger as florestas, os mananciais e cursos d´água também é uma missão do
saneamento. Foto divulgação

Nesta sexta-feira (17 de julho) é comemorado o Dia de Proteção às Florestas no Brasil, data que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação de um dos grandes patrimônios naturais do país. O lar de inúmeras espécies de animais e plantas e responsável pela qualidade de vida humana.

E o saneamento básico também está ligado à proteção das florestas. Com a retirada do esgoto in natura toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos, nascentes e mares são protegidas e até mesmo reestabelecidas. O mesmo ocorre com os animais que vivem nessas regiões.

Em Mairinque um dos projetos mais importantes para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Jd. Vitória.

A obra já está em fase bastante avançada e a etapa inicial do Sistema que vai tratar 40% dos esgotos do município deve entrar em operação ainda em 2020.

A Estação de Tratamento de Esgoto trará um importante benefício ambiental para a cidade, pois Mairinque acolhe afluentes do Ribeirão Varjão, que deságua no Rio Sorocaba.

Mas não basta somente os investimentos para a retirada dos lançamentos de esgoto. É necessário também um trabalho para promover a consciência e a responsabilidade socioambiental, capaz de valorizar a importância dos mananciais e despertar o interesse da comunidade sobre a preservação dos cursos d’água presentes na cidade.

Para tanto, a Saneaqua realiza projetos de educação ambiental, como visitas monitoradas na ETA da cidade, e palestras como instrumento de sensibilização e engajamento social da população.

Sendo assim, a efetiva despoluição dos cursos d´água da cidade é fundamental a mudança de hábitos com a participação da população em relação a destinação adequada dos resíduos sólidos.

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à população o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”, destaca Edi Bortoli, diretor Regional de Operação na Saneaqua Mairinque.

Fonte Assessoria de Impresa

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *