TEMA LIVRE

Síndrome de Down não é doença

URGENTE – NOTA DE ESCLARECIMENTO PÚBLICO

INFORMAÇÃO AS AUTORIDADES DE SAUDE

Em algumas cidades está ocorrendo um equívoco por parte dos profissionais que estão elaborando o formato para a vacinação da COVID para as pessoas com Síndrome de Down.

Em algumas dessas cidades está ocorrendo um excesso de zelo e burocracia para a vacinação dos downs, estão querendo que eles passem por exames médicos nos postinhos e locais em datas a serem ainda agendadas.

Na maioria das cidades do Brasil a vacinação dos downs está ocorrendo de forma simples e sem burocracia nos próprios drive-thrus montados para os idosos. Alguns profissionais de saúde acreditam que os downs são doentes e precisam ser examinados para tomar a vacina.

Isso é um desconhecimento total da questão, os downs têm apenas uma composição genética diferente das outras pessoas. Eles nascem com 47 cromossomos e morrem com 47 cromossomos.

Portnato o “Exame de Cariótipo” que conta os cromossomos no nascimento é valido para o resto da vida.
Não há de se falar em “exame ou atestado médico”.

Pelas suas características genéticas o down tem baixa imunidade, eles precisam apenas de cuidados para não se infectarem, dessa forma um procedimento rápido realizado sem burocracia nos drive-thrus, sem idas e vindas desnecessárias nos postinhos é muito importante para eles neste momento.

Tomás André do Santos – Felicidade Down

Programa Linha Aberta

Arquivos

CATEGORIAS