BLOG DO VANDER LUIZDESTAQUE

Senador italiano Fausto Longo visita São Roque: “Comunidade italiana tem que exigir mais”.

 

O senador italiano Fausto Longo esteve na sexta-feira (3) na Câmara Municipal de São Roque onde conversou com representantes da colônia italiana na cidade. A iniciativa foi do vereador Marquinho Arruda.

Fausto destacou que a colônia italiana de São Roque é um pouco desorganizada do ponto de vista institucional.

Vereador Marquinho Arruda, senador Fausto Longo e Raffaela Góes, mãe do prefeito Claudio Góes

 

“Acho ridículo que uma comunidade italiana que contribui tanto com a economia de São Roque não consiga eleger um vereador ou apoiar um vereador que toda sessão na tribuna cobre do prefeito Cláudio Góes uma escolinha de italiano ou um professor de italiano. Não para cantar tarantela, mas para abrir uma porta ligação com a Itália poder proporcionar intercâmbios empresarial e cultural”, analisou em entrevista ao programa Linha Aberta da Rádio Coluna FM 87,5.

OUÇA O SENADOR FAUSTO LONGO

 

O parlamento italiano oferece seis cadeiras para ítalo-descendentes que não moram no país, sendo duas no senado e quatro para deputados.

“É um senador igual aos outros. Se faltar a uma sessão paga multa de 300 euros”, explicou.

Nascido em Amparo (SP), Fausto Longo é o primeiro ítalo-brasileiro eleito senador com os votos da América do Sul. O Brasil teve outros representantes, mas não eram brasileiros natos.

Fausto Longo tem grande ligação com São Roque onde possui vários amigos. Entre eles o prefeito Cláudio Góes e o presidente da AISAM (Associação das Indústrias de São Roque, Araçariguama, Alumínio e Mairinque), Vinício Cesar Pensa.

Tanto que ele quase comprou a antiga adega dos vinhos Astronauta. “Sou um sonhador. O nome tem tudo a ver comigo”, disse.

RELÓGIO DE SOL NO LARGO DOS MENDES

Longo projetou um relógio de sol para o Largo dos Mendes nos anos 90. Porém, a Prefeitura de São Roque optou por um projeto que segundo o senador italiano tem falhas.

“Esse é um pedido que tenho a fazer ao prefeito Claudio Góes, que ele destrua imediatamente aquilo que não é um projeto que nós desenhamos. A gente fez um desenho maravilhoso com quatro metros de altura e quando eu vim aqui olhar o relógio de sol era um relógio de sombra”.

OUÇA O VEREADOR MARQUINHO ARRUDA

 

CLAUDIO GÓES HOMENAGEADO

Após o encontro na Câmara Municipal, Fausto Longo seguiu para a Prefeitura de São Roque.

Na audiência, condecorou o prefeito Claudio Góes com a medalha mérito do Senado da República Italiana.

Prefeito Claudio Góes e o senador italiano Fausto Longo

Vander Luiz

São-roquense, radialista e jornalista

1 thought on “Senador italiano Fausto Longo visita São Roque: “Comunidade italiana tem que exigir mais”.

  • Carlos Alberto Di Cicco

    Wander você sabe muito bem o que o meu paí representou a Associação Italiana aqui na nossa cidade mas infelizmente com a morte dele ninguém teve a capacidade de substituilo a altura ele pregação o ensino da língua italiana aqui na cidade foi atrás de incentivos junto ao consulado italiano conseguiu alguns incentivo como livros e até uma verba para o curso de italiano mas lamento que depois da sua morte ninguém deu mais incentivo e prosseguimento que de fato a comunidade italiana não é mais unida isso é verdade eu e meus irmãos se afastamos,

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *