São Roque está na segunda fase do plano de flexibilização; prefeito terá autonomia para o funcionamento com restrições de alguns setores
São Roque e as demais cidades da região de Sorocaba estão na segunda fase (Laranja) do plano de flexibilização do Governo do Estado anunciado nesta quarta-feira (27) pelo governador João Doria. Por sinal, essa é a fase da maioria das regiões.
A fase Laranja permite a “abertura com restrições” dos seguintes setores: atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shopping center. Estão mantidas as atividades da indústria e construção civil.
Em São Roque, ainda não serão permitdas atividades em espaços públicos, bares, restaurantes e similares, salão de beleza, academia, teatros e cinemas, promoção de eventos que geram aglomeração, inclusive esportivas. Estes serviços são fase 3 (amarela).
Nenhuma região está nas fases 4 e 5 (funcionamento de todas atividades).
O decreto estadual será publicado amanhã (28) e os prefeitos ganham autonomia para definir como será a flexibilização de acordo com estudos. A expectativa é que os novos decretos municipais sejam publicados a partir de segunda-feira (1º de junho).
Os prefeitos irão elaborar decretos com base em mais de 50 protocolos que o Governo do Estado colocou nesta quarta-feira à disposição das administrações municipais.
O prefeito Claudio Góes tem um pronunciamento marcado para hoje (às 18h). Ele tem se manifestado às terças e quinta-feiras, mas a live de ontem foi adiada para hoje justamente para aguardar as definições do governador.
PLANO SÃO PAULO
O Plano São Paulo tem cinco fases divididas por cores. Semanalmente será feita uma avaliação técnica. Abaixo todas as fases.
Fase 1 – vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais. Estão nessa fase a Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Fase 2 – laranja: controle e possibilidade de aberturas com restrições. A maior parte dos municípios estão nessa fase, incluindo a Grande São Paulo e a região de Sorocaba.
Fase 3 – amarela: abertura de um número maior de setores. São as regiões que estão mais avançadas: Araraquara, Bauru, Barretos e Presidente Prudente.
Fase 4 – verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3. Nenhuma região está nessa fase.
Fase 5 – azul: “normal controlado”, com todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene. Nenhuma região está nessa fase.